INTERPELANDO O CROSSFIT COMO UMA PEDAGOGIA CULTURAL DE EDUCAÇÃO DO CORPO

Palavras-chave: Crossfit. Estudos Culturais. Prática corporal. Pedagogia cultural. Educação do corpo.

Resumo

O presente ensaio objetiva interpelar o CrossFit enquanto objeto de estudo da Educação na medida em que esta prática corporal se insere como parte de um artefato/pedagogia cultural e como tal é dispositivo e tecnologia de melhoramento corporal para construção de significações no contexto das relações de poder/saber sobre os corpos. Parte-se do pressuposto de que na Educação não se pesquisam corpos, mas sim o corpo no contexto de suas práticas. Defende-se que o CrossFit é uma prática corporal que se insere dentre os inúmeros processos educativos dos corpos/sujeitos que não se reduzem aos ambientes formais de educação e que se desdobra para possibilidades múltiplas de investigação. Conclui-se que em consequência disso, esta prática corporal implica nas reflexões críticas acerca das objetificações, assujeitamentos e construção de subjetividades dos corpos, ações essas essenciais para a produção de significados, representações e a reflexão dos horizontes normalizadores da sociedade.

Biografia do Autor

Jerlane Santos Abreu, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Futura. Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Ages – UniAges.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-doutor em Educação do Corpo pela Universidad Nacional de La Plata - UNLP/Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe - PPGED/UFS. Professor do Departamento de Educação Física da UFS. Membro do grupo de pesquisa "Corpo e política".

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Publicado
2021-08-27