PROCESSOS PERCEPTIVOS E A DINÂMICA COMPORTAMENTAL DO PROFESSOR FRENTE AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA – CONEXÕES COM SAÚDE MENTAL
Resumo
Trabalho elaborado a partir de uma experiência de campo vinculado ao estágio acadêmico do curso de Psicologia, sendo o mesmo pautado na temática promoção à saúde. Na oportunidade, objetivando-se averiguar os processos perceptivos e a dinâmica comportamental do trabalhador professor no exercício da docência e sua relação com saúde mental, construiu-se previamente um conjunto de instrumentos, como roda de conversa e observação participante, que juntas proporcionaram um conjunto de informações a contento aos objetivos listados. Destarte, constatou-se que os professores se percebem como de extrema importância social, porém, sentem-se desvalorizados pelas famílias e sociedade. Ademais, enfrentam diariamente um conjunto de experiências, como revelia dos alunos frente às exigências comportamentais e ao cumprimento das atividades educacionais e infraestrutura precária, que a médio e longo prazo, exigem dos mesmos a construção de estratégias psíquicas de enfrentamentos, podendo no transcorrer do tempo desenvolverem problemas relacionados à sua saúde mental.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).