#MULHERESNOFUTEBOL: TRANSITIVIDADE E AVALIATIVIDADE NA IDENTIFICAÇÃO PADRÕES SEXISTAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar processos avaliativos de julgamento em um corpus composto por 545 postagens no Twitter que contêm a hashtag #MulheresNoFutebol. Para realizar essa análise, partimos do referencial teórico da Linguística Sistêmico-Funcional, focando nos Sistemas de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e Transitividade (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014) e também considerando o funcionamento do site de rede social em questão (boyd; ELLISON, 2007). Nossos resultados mostram que que grande parcela dos julgamentos, apoiados por processos verbais e mentais, questiona o conhecimento de mulheres a respeito de regras e outros elementos relacionados ao futebol, refletindo um sistema de representação de linguagem que explicita a estrutura machista presente no esporte.

Biografia do Autor

Rodrigo Esteves de Lima-Lopes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Linguista e comunicólogo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando na graduação (Letras) e no pós-graduação (PPG em Linguística Aplicada). É bacharel e licenciado em Língua e Literatura Portuguesas e bacharel em Tradução - Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP (2001) e doutor em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2012). Líder do grupo de pesquisa MiDiTeS (Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade). Suas principais áreas de interesse são: Linguagem e Tecnologia, Mídias Sociais e Linguagem, Ensino de Línguas Mediado por Computador, Multimodalidade, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística do Corpus e Línguas para Fins Específicos.

Izadora Silva Pimenta, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bacharela em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2013). É bolsista de mestrado pela Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (FUNCAMP) e integrante do grupo de pesquisa MiDiTeS (Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade), liderado pelo Prof. Dr. Rodrigo Esteves de Lima-Lopes. Escreveu, juntamente com Juliana Marcelino da Silva, o livro-reportagem "Mais Um Minuto Com Você - As Ferrovias Nos Trilhos da Memória", comtemplado em 2014 pelo Prêmio Bosch de Comunicação.

Publicado
2017-12-13