HÁBITO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO CONSUMO DE MÍDIA SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS DO SEBRAE TOCANTINS

Palavras-chave: Planejamento. Hábitos de Consumo. Pesquisa.

Resumo

Investigar os hábitos de consumo de mídia é o primeiro passo para um bom planejamento de comunicação. É fundamental conhecer o cliente com o qual se deseja comunicar e quais os canais mais favoráveis para direcionar os esforços da assessoria de imprensa, bem como os investimentos em publicidade e marketing. Neste artigo será possível visualizar os meios de comunicação que estão na preferência dos pequenos negócios no Tocantins quando estes buscam informações sobre os produtos e serviços do Sebrae. Este artigo demonstra que a pesquisa na comunicação empresarial é essencial para direcionar e otimizar esforços e investimentos, apresentar as tendências em relação aos novos canais de comunicação, diminuir as incertezas e riscos visando ampliar o grau de assertividade na tomada das decisões.

Biografia do Autor

Layala Cardoso da Silva Istofel, Sebrae - TO

Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Especialista em Comunicação e Marketing pela Faculdade Católica do Tocantins (FACTO); Especialista em Gestão nas Organizações pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX); Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Tocantins (Unitins). Atualmente, é analista técnica no Sebrae - TO.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Ciência da Informação pela PUC – Campinas; Graduada em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Letras (ULBRA). É professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Augusto de Rezende Campos, Unitins

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU (2012). Reitor da Universidade Estadual do Tocantins. Professor Adjunto do Centro Universitário UNIRG. Consultor/facilitador nas atividades do SEBRAE.

Referências

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Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos