MEMÓRIAS DE LEITURA E DE LEITORES(AS) DE PROFESSORES(AS) DE LITERATURA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

  • Gislene Pires de Camargos Ferreira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Histórias de Leitore(a)s. Leitura Subjetiva. Semiótica Discursiva.

Resumo

Este trabalho é um recorte de nossa tese em andamento como pesquisa vinculada ao Gesto – Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins. Trata-se de uma pesquisa de cunho interdisciplinar que põe em diálogo semiótica discursiva e letramento literário para analisar relatos de histórias de vida e de formação de professores. Os dados foram gerados em entrevistas semiestruturadas com nove docentes que atuam na educação básica da rede pública do Estado do Tocantins, nas quais emergem suas memórias de leitores(as). Objetivamos relacionar as histórias de vida desses leitores(as) com o universo escolar. Nessa escuta atenta ao dizer da experiência, interessa-nos o olhar sensível que os sujeitos lançam sobre suas relações com o texto e com o ensino de leitura, partindo do pressuposto de que essas narrativas possam contribuir de modo significativo para compreender o processo de formação de leitores, envolvendo tanto o âmbito escolar institucionalizado quanto outros espaços sociais como a família e a comunidade. Na perspectiva semiótica, mobilizamos neste momento a sintaxe narrativa, observando as relações subjetais e objetais, compreendidas respectivamente como as que se constituem entre diferentes sujeitos em distintos papéis temáticos e actanciais e as de conjunção e disjunção com os livros concebidos seja como objeto valor, seja como objeto sensível. Do ponto de vista do letramento literário, interessa-nos os trabalhos que caminham na direção da leitura subjetiva, observando elementos que definem tanto os sentidos que atribuem aos textos quanto o que coopera para seus interesses de leitura

Biografia do Autor

Gislene Pires de Camargos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da rede pública de ensino em Palmas (TO). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins, com pós-doutorado em sociossemiótica. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura e do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína.

Referências

AZEVEDO, R. Formação de leitores e razões para a literatura. In: SOUZA, Renata Junqueira de. (org.) Caminhos para a formação do leitor. São Paulo, DCL, 2004.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOSI, E. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CANDIDO, A. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o Azul, 2011.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP, 2002.

COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.

COUTO, M. Tradutor de chuvas. Lisboa: Editorial Caminho, 2011.

FERREIRA, G. P. C. Escola de tempo integral e letramento literário: um estudo sobre a formação de leitores. 2012. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína. 2012.

FERREIRA, G. P. C.; RAMOS JÚNIOR, D. V.; MELO, M. A. Entre a proposta e a prática: uma pesquisa sobre o letramento literário em uma escola de tempo integral. In: SILVA, L. H. O; MELO, M. A.; OLIVEIRA, L. R. P. F. (Orgs.). Ensino de língua e literatura: pesquisas na pós-graduação. Palmas: EDUFT, 2014, p. 59 – 74.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Perspectiva, 2002.

JOSSO, M-C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

JOSSO, M-C.; SCHMUTZ-BRUN, C. La co-construction de savoirs singulier-pluriel à partir du travail d’écriture et d’interprétation des récits de vie. Variations à deux voix. In : SAADA-ROBERT, M. ; LEUTENEGGER, F. (Orgs). Expliquer/comprendre : enjeux scientifiques pour la recherche en éducation. Genève : De Boeck Supérieur « Raisons éducatives », 2002, p. 165-184.

LANDOWSKI, E. As interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores/CPS, 2014.

LANDOWSKI, E. Avoir prise, donner prise. ActesSémiotiques [Enligne], 112, 2009.

LANDOWSKI, E. Além ou aquém das estratégias, a presença contagiosa. São Paulo: Edições CPS (col. Documentos de estudo, 3), 2005.

PETIT, M. A arte de ler: ou como resistir à adversidade. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

RAMOS JÚNIOR, D. V.; SILVA, L. H. O. Dom e docência em relatos de vida e formação de professores de História e Letras do Norte do Tocantins. Revista História Hoje, v. 5, p. 255-277, 2016.

RAMOS JÚNIOR, D. V. ‘Os homens das matemáticas’ e uma entrevista que poderia ter sido, não foi – mas continua sendo: relato de experiência formativa em pesquisa no campo da história oral. Mimeo, 2017.

ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Orgs.) Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SILVA, L. H. O.; MORAES, C. W. R. Estudar para ser feliz: análise semiótica de relatos orais de professores licenciados na modalidade de ensino a distância. Estudos Semióticos, v. 10, p. 37-44, 2014.

SILVA, L. H. O. Memórias da guerrilha: acontecimento e história. In: MENDES, C. M.; LARA, G. M. P. Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba: Appris, 2016, p. 141-162.

SILVA, L. H. O.; REIS, N. V. O PARFOR como lócus de formação de leitores de literatura. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 3, n. 1, p. 87 – 102, jan./jul. 2014.

SILVA, L. H. O. Não vejo o mundo com seus olhos: inquietações sobre a leitura e literatura na perspectiva da semiótica didática. In: BRITO, A. R.; SILVA, L. H. O.; SOARES, E. P. M. (Orgs.). Divulgando conhecimentos de linguagem: pesquisas em língua e literatura no Ensino Fundamental. Rio Branco: NEPAN, 2017, v. 1, p. 195-211.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Publicado
2020-11-30