A DANÇA COMO RECURSO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Palavras-chave: Dança. Conteúdo. Educação Física.

Resumo

O presente artigo através da análise da literatura existente, aborda a dança como conteúdo da Educação Física e a sua presença efetiva e significativa no trabalho dos docentes da área em ambiente escolar. Adotou-se, para tanto, a revisão sistemática de literatura, os estudos utilizados na pesquisa foram delimitados por meio da técnica de análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, pode-se concluir que a dança enquanto conhecimento pertencente à área da Educação Física ainda se encontra limitada quando comparada a outros conteúdos da disciplina, não lhe sendo conferido o verdadeiro valor no processo formativo. Foram apontados também os principais fatores que acarretam esta situação, entre eles o despreparo dos docentes e o preconceito.

Biografia do Autor

Romerito da Silva Sousa, IFMG Campus Arcos

Formado em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE; Pós-Graduado em Docência na Educação Básica com Ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG. 

Deyse Almeida dos Reis, IFMG Arcos

Pesquisadora graduada em Gestão de Qualidade e Ciências Biológicas, mestra e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desde 2013, colabora com pesquisas científicas relacionadas à bacia hidrográfica do rio Doce. 

Referências

ANA, Wallace Pereira Sant; LEMOS, Glen Cézar. METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, n. 12, p. 531-541, 2018. Disponível em: . Acesso em: 07 de ago. 2020.
ASSIS, Marília SIMÕES, Regina; GAIO, Roberta. Dança na escola: um estudo a partir do discurso dos envolvidos. Movimento e Percepção, Brasília, DF, 10.14, 04 05 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 08 2020.
ALVES, M. S.; FALCÃO, A. P. S. T.; BRASILEIRO, L. T.; MELO, M. S. T. DE M.; MEDEIROS, F. R. C. DE. O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE - REGIÃO SUL. Pensar a Prática, v. 18, n. 2, 30 jun. 2015. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. 4v. Disponível em: . Acesso em: 12 de jun. 2020.
BRASILEIRO, Lívia Tenorio; FRAGOSO, Aline Renata de Farias; GEHRES, Adriana de Faria. Produção de conhecimento sobre dança e educação física no Brasil: analisando artigos científicos. Pro-Posições, Campinas, v. 31, e20180113, 2020. Disponível em:. Acesso em: 22 ago. 2020
BRASILEIRO, Lívia Tenorio. O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de educação física na perspectiva crítica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 5-18, dez. 2002. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
BRASILEIRO, Lívia Tenório. O CONTEÚDO" DANÇA" EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: TEMOS O QUE ENSINAR?. Pensar a prática, v. 6, p. 45-58, 2003. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
CAVASIN, Cátia Regina; FISCHER, Julianne. A dança na aprendizagem. Revista Leonardo Pós, n. 3, p. 1-8, 2003. Disponível em: . Acesso em: 12 de jul. 2020.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 28 de jul. 2020.
CRUZ, Marlon Messias Santana; MEDEIROS, Ana Gabriela Alves. EDUCAÇÃO FÍSICA E DANÇA: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. Cenas Educacionais, [S.l.], v. 3, p. e7023, jul. 2020. ISSN 2595-4881. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da Educação Física na escola. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p. 64-78, 2005. Dísponivel em: . Acesso em: 12 de jul. 2020.
DA SILVEIRA BÖHM, Natália Vasconcelos; TOIGO, Adriana Marques. A dança nas aulas de educação física: a visão de alunos e professores das 5ª e 6ª séries de uma escola municipal de Canoas, RS. Cippus, v. 1, n. 2, p. 158-169, 2012. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
DE CARVALHO, Thainá; COFFANI, Márcia CR da S. A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT. Revista da Faculdade de Educação, v. 15, n. 17, p. 115-132, 2019. Disponível em:. Acesso em: 09 de ago. 2020.
DAÓLIO, J. A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PRÁTICA CULTURAL: TENSÕES E RISCOS. Pensar a Prática, v. 8, n. 2, p. 215-226, 20 out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 de jul. 2020.
DE ASSIS, Marília Del Ponte; SIMÕES, Regina; GAIO, Roberta. Dança na escola: um estudo a partir do discurso dos envolvidos. 2009. Disponível em: . Acesso em: 14 de jul. 2020.
DOS SANTOS, Andressa Fernanda; SILVA, José Ricardo. a dança na educação física escolar: de banalizada a conteúdo curricular imprescindível. 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 de jul. 2020.
DINIZ, Irlla Karla dos Santos; DARIDO, Suraya Cristina. ANÁLISE DO CONTEÚDO DANÇA NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO BRASIL. Rev. educ. fis. UEM, Maringá , v. 26, n. 3, p. 353-365, Set. 2015. Disponível em: . Acesso em 09 ago. 2020.
EHRENBERG, Mônica Caldas; GALLARDO, Jorge Sérgio Pérez. Dança: conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física Escolar. Motriz, v. 11, n. 2, p. 111-116, 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 de jul. 2020.
ERMEL, Regina Célia; FRACOLLI, Lislaine Aparecida. Processo de trabajo de gerencia: un enfoque sobre las dimensiones del analise. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 37, n. 2, p. 89-96, 2003. Disponível em: . Acesso em: 27 de jul. 2020.
FINCK, Silvia Christina Madrid; CAPRI, Fabíola Schiebelbein. As representações sociais da dança em aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educativa (Brasil), v. 6, n. 2, p. 249-263, 2011. Disponível em:. Acesso em: 09 de ago. 2020.
FREIRE, Ida Mara. Dança-educação: o corpo e o movimento no espaço do conhecimento. Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2001. Disponível em: . Acesso em: 15 de jul. 2020.
FRIEDRICH, Júlio César; MENDES, Evandra Hein. A dança de salão nas aulas de Educação Física. 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 de ago. 2020.
GARIBA, Chames Maria Stalliviere; FRANZONI, Ana. DANÇA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 155-171, abr. 2008. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
GUIMARÃES, Juliana Regina; BIANCHINI, Heloise Mariano. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
IMPOLCETTO, Fernanda Moreto et al. Educação Física no Ensino Fundamental e Médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários sistematização dos conteúdos da Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: . Acesso em: 06 de ago. 2020
KLEINUBING, N. D.; SERVO, G.; REZER, R.; MATIELLO, M. L. DA S. A DANÇA NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, v. 15, n. 3, 24 set. 2012. Disponível em:. Acesso em: 09 de ago. 2020.
KLEINUBING, Neusa Dendena; SARAIVA, Maria do Carmo. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DANÇA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 193-214, jan. 2010. ISSN 1982-8918. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
KRAVCHYCHYN, C.; CARDOSO, S. M. V.; MORETTI, L. H. T.; OLIVEIRA, A. A. B. DE. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR BRASILEIRA: CAMINHOS PERCORRIDOS E “NOVAS/VELHAS” PERSPECTIVAS. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, 21 fev. 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 de jul. 2020.
KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B.; CARDOSO, S. M. V. A Educação Física no Ensino Fundamental na visão de alunos do Ensino Médio: um diagnóstico para a reflexão docente. Revista da Educação Física da UEM, Maringá, v. 18, p. 133-136, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 de jul. 2020.

LIMA, Rubens Rodrigues. Para compreender a história da educação física. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 5, p. p.149-159, mar. 2013. ISSN 2237-258X. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2020.
MARCELINO, Elisa Popyelisko; KNIJNIK, Jorge Dorfman. A escola vai ao baile? Possíveis relações entre dança e Educação Física na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 3, 2006. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
MALDONADO, Daniel Teixeira; BOCCHINI, Daniel. Educação física escolar e as três dimensões do conteúdo: tematizando as danças na escola pública. Conexões, v. 12, n. 1, p. 181-200, 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.

MOREIRA, Walter. Revisão de literatura e desenvolvimento científico. Janus, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 de jul. 2020.
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011. Disponivel em: . Acesso em: 03 de ago. 2020
PAIVA, A. C. DE S.; DA SILVA DE FREITAS, E. C.; RODRIGUES DE OLIVEIRA, F.; DEUTSCH, S. EFEITOS DE UMA ATIVIDADE DE DANÇA DENTRO DA ESCOLA NOS ESTADOS DE ÂNIMO DE ALUNOS. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, 30 jun. 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
PERES, Aline Thomazelli; RIBEIRO, Deiva Mara Delfini Batista; JUNIOR, Joaquim Martins. A dança escolar de 1ª a 4ª série na visão dos professores de educação física das escolas estaduais de Maringá. Journal of Physical Education, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2001. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.


ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 167-178, 2005. Disponível em:. Acesso em: 17 de jul. 2020.
ROCHA, Daniela; RODRIGUES, Graciele Massoli. A dança na escola. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, 2007. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
SILVA, Queila; ROSA, Marcelo Victor. ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DAS AULAS DE DANÇA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Motrivivência, Florianópolis, n. 31, p. 66-78, jul. 2010. ISSN 2175-8042. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
SBORQUIA, Silvia Pavesi; NEIRA, Marcos Garcia. AS DANÇAS FOLCLÓRICAS E POPULARES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades e desafios. Motrivivência, Florianópolis, n. 31, p. 79-98, jul. 2010. ISSN 2175-8042. Disponível em: . Acesso em: 09 ago. 2020.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 505-520, Set. 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 de ago. 2020.
Publicado
2021-07-16