ENUNCIAÇÃO, TEXTO E DISCURSO, UMA BREVE ABORDAGEM
Resumo
Este recorte reflexivo aborda os conceitos de texto e discurso adotados no ensino de Língua Portuguesa. O objetivo é fomentar o uso da modalidade da língua falada e escrita pelos responsáveis pela linguagem nas escolas e demais instituições que lidam com o texto. A abordagem questiona também a vivência no interior da sala de aula, uma aula de língua materna, ainda pautada na normatização, em sua grande parte. Nessa vertente, o texto discute o ensino ofertado na Educação Básica, bem como o processo de formação dos professores nas universidades. Em seu desenvolvimento argumentativo, há também uma pequena análise do poema “As Realidades” do poeta francês Louis Aragon (1924). O procedimento escolhido foi o da pesquisa bibliográfica, com ênfase nas reflexões de Benveniste (2006), Barthes (1982), Bagno (2005), Soares (2006), dentre outras.
Referências
ARAGON, Lóis. O corpo impossível: a decomposição da figura humana. 1924, p. 10
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. (Estratégias de ensino;5).
BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua materna: variação e ensino. São Paulo. 3ª ed. Parábola, 2005.
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2006.
BRAIT, Beth. Texto ou discurso? São Paulo: Contexto, 2002.
CLEDEUMAR, Fernandes Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias – Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.
GERALDI, Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo. Cortez, 1982.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do discurso – princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Lecture ET mémoire: projet de recherche. In. MALDIDIER, Denise. L’inquiétude Du dissours – textes de Michel Pêcheux. Paris: Éditions dês Cendres, 1990ª.
PIAGET, J. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
RAJAGOPALAN. Kanavillil. Por uma lingüística crítica – linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo. Parábola, 2003.
SILVA, Rosa Virgínia Matos e. O Português são dois... São Paulo. Parábola, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte. Autêntica/CEALE, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).