EDUCAÇÃO INFANTIL: A LUTA PELA INFÂNCIA

Palavras-chave: Políticas Públicas. Crianças. Pesquisas.

Resumo

O livro “Educação infantil: A luta pela Infância” (2018), da editora Papirus, organizado por Anete Abramowicz e Afonso Canella Henriques, apresenta ao leitor pesquisas que vêm sendo realizadas sobre políticas públicas e os movimentos sociais que têm como foco a educação das crianças de zero a cinco anos e a forma pela qual usufruem uma infância. Dividido em duas partes, os organizadores apresentam nove artigos sobre políticas públicas e formação de professores que unem forças à luta pela infância, acreditando que é na própria infância que se deve buscar as bases para as práticas pedagógicas com as crianças até os cinco anos de idade.

 

Biografia do Autor

Amanda Pontes Figueiredo, UFRRJ

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ 2015). Mestranda em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ), membro do Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos (GRUPIs/UFRRJ). Professora de Educação Infantil nos municípios de Itaguaí e Rio de Janeiro. 

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutora em Educação (UFF/2019). Doutora em Educação (PUC-Rio/ 2013), com período sanduíche em Université Paris Descartes – Paris V. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infâncias até dez anos (GRUPIs/UFRRJ). Professora adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Referências

ABRAMOWICZ, A.; HENRIQUES, A.C.H. (orgs.) Educação Infantil: a luta pela Infância. Campinas, SP: Papirus, 2018.
Publicado
2021-04-14