EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FRENTE À PANDEMIA

Palavras-chave: Educação. Pandemia. Pessoas com Deficiência.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é constatar perspectivas de alunos diante do presente período pandêmico. Assim, este trabalho traz como contribuição, a explicitação de relatos de pessoas com as diferentes deficiências, levantados por meio de pesquisa via WhatsApp e/ou demais meios eletrônicos, ilustrando suas informações, medos, formas alternativas, dificuldades e perspectivas com relação ao enfrentamento da referida pandemia. A seleção dos presentes sujeitos entrevistados foi realizada de forma arbitrária, por meio de contatos já associados a projetos outros de educação especial. Assim, em um primeiro momento no presente artigo, apresentaremos os discursos recortados sobre a temática das vivências e educação das pessoas com deficiências frente à pandemia; e, posteriormente, faremos ainda, algumas recapitulações legislativas sobre os direitos por educação destes.

Biografia do Autor

Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Renan Ramires de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Estudos de Linguagens, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

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Publicado
2022-06-24