POLÍTICAS PÚBLICAS DO LIVRO, DA LEITURA E DA BIBLIOTECA INSCRITAS NO ÂMBITO DA ESCOLA BRASILEIRA (1946 -2010)

Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Políticas Públicas de Leitura. Fomento à Leitura. Mediadores da Leitura. Política Pública.

Resumo

Neste artigo discute-se um corpus de políticas públicas do livro, da leitura e da biblioteca sob a perspectiva de uma legislação do Estado de Santa Catarina em meados do século XX e um corpus de políticas públicas sob a prescrição federal no início do século XXI. Na perspectiva da História Cultural, as fontes de análise recaem sobre o Decreto n° 3.735, de 1946, o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), de 2006, e a Lei nº 12.244, de 2010. O corpus legislativo se revela distinto, o decreto da década de 1940 traz como diretriz o livro e a biblioteca, já a lei do início do século XXI ilumina a primeira legislação em favor da biblioteca escolar como espaço que deve fazer parte da escola sob a gestão do(a) bibliotecário(a). O Plano legitima a leitura e a biblioteca escolar como um organismo vivo no âmbito das culturas escolares.

Biografia do Autor

José Augusto da Silva Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/Udesc). 

Gisela Eggert-Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), Professora Associada na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

Referências

AMORIM, Simone Rodrigues. A abordagem da cidadania cultural na formulação do plano nacional do livro e da leitura - PNLL. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2009.

BAMBERG, Callu Ribeiro Ferreira Pedreira e Andrade. Entre silêncios, indícios e menções: a biblioteca escolar prescrita na Legislação Educacional de Santa Catarina (1961-1981). 2018. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional do Livro e da Leitura. Brasília, DF, 2006.

CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A universalização de bibliotecas nas escolas: reflexos da lei 12.244. Ponto de Acesso: revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Salvador; v. 10, n. 2, ago. 2016. Disponibilidade em: . Acesso em: 01 set. 2020.

CARVALHO, Markley Florentino. Representações de práticas de leituras literárias: histórias e memórias na biblioteca da escola em Dourados, MS. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Curso de Programa de Pós-graduação em Letras, Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, UFGD, Dourados, 2013.

CASTRO, Cesar Augusto; BORGES, Almiceia Lariissa Diniz; VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luiz. A imprensa maranhense de educação e ensino: os discursos sobre o livro e a leitura (1902 - 1932). Revista educação em questão: periódico do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, v. 58, p. 1-25, 2020.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

_______. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

_______. Formas e sentido, cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

CORDOVA, Tania. A escola normal em Lages (SC): lentes no presente e deslocamentos ao passado (2015-1933). 2016. 386f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

DALLABRIDA, Norberto. O público e o privado no Ensino Secundário em Santa Catarina (1945-1961). Revista de Educação Pública: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, v.20, p. 145-159, 2011.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Educação, modernidade e civilização: fontes e perspectivas de análises para a história da educação oitocentista. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

FERNANDEZ, Cida; MACHADO, Elisa; ROSA, Ester. O Brasil que lê: bibliotecas comunitárias e resistência cultural na formação de leitores. Olinda: Centro de Cultura Luiz Freire, 2018.

GARCEZ, Eliane Fioravante; EGGERT-STEINDEL, Gisela; PEREIRA, José Paulo Speck; CARPES, Gyance. Um projeto de rede de bibliotecas para as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, Brasil: relato de experiência(s): relato de experiência(s). Perspectivas em Ciência da Informação: revista da Escola de Ciências da Informação da UFMG, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 237-262. 2016.

GREENBLATT, Stephen. Resonance and Wonder. 1991. p. 42-57. Disponível em: . Acesso em: 03 ago. 2020.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Ed. PUC-Rio, 2006.

MARTINS, Carlos Wellington Soares. Desmonte das políticas públicas para o segmento livro, leitura, literatura e bibliotecas pós-impeachment: foco nas bibliotecas públicas. In: Maria Mary Ferreira (Org.). Livro, Leitura e Bibliotecas em tempos sombrios. 1ed. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 163-186.

SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Lei de universalização das bibliotecas escolares (12.244/10): concepções, aplicações e proposição de política pública. Informação em Cultura: Revista da UFERSA, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 60-93, mai. 2019.

SILVA NETO, José Augusto da. Práticas de leitura: culturas escolares dos grupos Padre Anchieta e Olívio Amorim (1946-1956). 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Udesc, 2015.

VIDAL, Diana Gonçalves. Experiências do passado, discussões do presente: a biblioteca escolar infantil do Instituto de Educação Caetano de Campos (1936-1966). Perspectivas em ciência da informação: revista da Escola de Ciências da Informação da UFMG, Belo Horizonte, v.9, número especial, p.195-210, out/dez. 2014.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares y reformas: continuidades y câmbios. Madri: Editora Morata, 2002.
Publicado
2021-04-14