A TUTELA INDÍGENA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E A TERRA COMO DIREITO FUNDAMENTAL PARA A GARANTIA DE VIDA E LIBERDADE DOS POVOS INDÍGENAS
Resumo
O trabalho tem por escopo analisar à questão da tutela dada aos povos indígenas no ordenamento jurídico brasileiro, além disso buscou-se analisar a importância das terras para os povos indígenas, uma vez que podem ser consideradas como um direito fundamental para a garantia de vida e de liberdade. Foi adotado o método histórico e qualitativo, pois foi realizada uma análise dos primeiros textos legais existentes no ordenamento jurídico nacional e internacional, e a mudança na concepção acerca da tutela até os dias atuais. Com o intuito de prestar auxílio no conhecimento do sistema jurídico e doutrinário, revelando ainda a importância da discussão da temática para a sociedade.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).