TRABALHO DOCENTE E INCLUSÃO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: UMA PÓS-VERDADE SOBRE A DOCÊNCIA E O ENSINO

Palavras-chave: Trabalho docente. Inclusão digital. Pandemia. Pós-verdade. Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que discute aspectos que impactam no ensino remoto em tempos de pandemia de Covid-19, do ponto de vista dos professores, em relação ao trabalho docente e à inclusão digital, tendo como premissa a configuração de uma pós-verdade sobre a docência e o ensino nesse contexto. A metodologia adotada foi a snowball sampling, com o desenvolvimento de um questionário on-line não identificado, distribuído pelas redes dos pesquisadores e replicado pelos participantes. Os dados apontam que há limites na formação sobre tecnologias digitais por parte dos/as docentes para sua atuação na educação de forma remota, e também um limite da concepção do processo pedagógico, restringindo-o à execução de tarefas ligadas aos conteúdos. Outro dado demonstra um sentimento de desprofissionalização docente por parte dos professores. Nas considerações finais, apontam-se elementos que contribuem para uma pós-verdade sobre a docência e o ensino em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal do Pampa. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDu)/UNIPAMPA. Doutora em Educação.

Maurício Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação, Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). 

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Publicado
2022-07-05