NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS: DESCARACTERIZAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL E DO TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID – 19
Resumo
Mediante o cenário expansivo do novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, as escolas de Educação Básica suspenderam suas atividades presenciais e por conseguinte algumas instituições assumiram as aulas remotas como égide. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos do novo cenário educacional na identidade profissional e no trabalho educativo de professores a partir dos pressupostos do materialismo histórico dialético e dos princípios da Teoria Histórico-cultural e Pedagogia Histórico-crítica. Com base nos resultados apresentados, conclui-se que o novo cenário mundial maximiza velhos problemas estruturais do sistema educacional brasileiro, evidenciados por um projeto de Educação ancorado em matrizes reformistas e princípios gerencialistas que vislumbram a privatização do ensino público e a adoção de novas tecnologias como solução para a educação. Ademais, as novas competências aludidas ao professor impactam diretamente na descaraterização da sua identidade profissional e no seu trabalho educativo.
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