PANDEMIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL?

Palavras-chave: Ensino Remoto. Pandemia. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Inclusão.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as atribuições dos professores de educação especial desenvolvidas nos âmbitos municipais, com vistas à efetivação do atendimento educacional especializado por meio do trabalho remoto. Configurou-se como um estudo de caso. A produção de dados aconteceu mediante a análise documental com base nas propostas de dois municípios situados na região metropolitana da Grande Vitória-ES. Ante a análise das propostas de implementação do ensino remoto e das atribuições dos professores de educação especial neste momento de pandemia, ficou perceptível a restrição de sua ação docente à produção e adaptação de atividades direcionadas aos alunos público-alvo da educação especial.

Biografia do Autor

Amanda Costa Camizão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora das redes municipais de Cariacica – ES e Vila Velha - ES.

Patricia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santio (Ufes) na linha de pesquisa educação especial e processos inclusivos.  

Sonia Lopes Victor , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

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Publicado
2022-06-24