DEFINIÇÕES DE CATEGORIAS TEXTUAIS: COM A PALAVRA, PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavras-chave: Categorias Textuais. Linguística Textual. Professores de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo teve como principal objetivo verificar as definições pronunciadas por dois professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Palmeira dos Índios, Alagoas, acerca das categorias de texto, gênero, suporte, tipologia e domínio discursivo, buscando enquadrar as citadas definições nas categorias de gradação nomeadas de grau máximo, médio e zero. Para isso, buscou-se ancoragem teórica nos postulados teóricos e metodológicos da Linguística Textual, numa abordagem sociocognitivo-discursiva, tomando a linguagem enquanto um lugar de interação social. Após as teorizações dos estudos textuais, analisaram-se duas entrevistas com dois professores de Língua Portuguesa. A partir das falas de ambos os informantes, foi possível estabelecer a gradação das definições das citadas categorias textuais. A partir das análises, verificou-se que os dois professores colaboradores tiveram dificuldades em definir as categorias em destaque, razão por que se aplicou, com maior recorrência, o grau zero de definição.

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor colaborador do Curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Câmpus Palmeira dos Índios. 

Marcos Apolinário Barros, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Especialista em Linguagem e Ensino, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Câmpus Palmeira dos Índios. Docente de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação do município de Palmeira dos Índios. 

Eduardo Pantaleão de Morais, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Câmpus São Miguel dos Campos. 

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta] teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, Ingedore. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, Ingedore; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. O texto na linguística textual. In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (Org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

MARCUSHI, Luiz Antônio. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MELO JUNIOR, José Nildo Barbosa de. As relações assimétricas na entrevista oral radiojornalística. Maceió/AL: EDUFAL, 2017.

MILLER, Carolyn R. Gênero textual, agência e tecnologia. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

MORAIS, Eduardo Pantaleão de. Uma análise retórico-textual da citação como argumento de autoridade no artigo científico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.

OLIVEIRA, Almir Almeida de. Observação e entrevista em pesquisa qualitativa. In: Revista FACEVV, Vila Velha, nº 4, jan./jun. 2010, p. 22-27.

ROCHA, Max Silva da; SILVA, Margarete de Paiva. A linguística textual e a construção do texto: Um estudo sobre os fatores de textualidade. Revista a Cor das Letras, Feira de Santana, v. 18, n. 2, maio/ago. 2017, p. 26-44.
Publicado
2021-07-16