NEGRITUDE E REPRESENTATIVIDADE EM ỌMỌ-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS (2009), DE KIUSAM DE OLIVEIRA: UMA PROPOSTA DE LEITURA

Palavras-chave: Negritude. Representatividade. Sequência básica.

Resumo

A lei 10.639/03 prevê a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura de africana e afro-brasileira, contudo, há uma lacuna na aplicação da lei, em especial na Literatura. Pensando nessa lacuna é que propomos o presente trabalho de apresentação de uma proposta didática a partir da sequência básica (COSSON, 2009) da obra Ọmọ-oba: histórias de princesas (2009), escrita por Kiusam de Oliveira (1965- ), com ilustrações de Josias Marinho (1979- ), que consta na lista de 2011 do PNBE (Plano Nacional Biblioteca na Escola). Por ser uma obra escrita e pensada por um adulto para um leitor pressuposto criança analisaremos, também, os níveis adaptação (ZILBERMAN, 2003) da obra. Ainda, a obra destaca a ancestralidade e a representatividade negra permitindo a reflexão acerca do racismo. Como forma de avaliação da atividade, propomos a produção de perfis das princesas e príncipes negros dos contos na rede social Instagram.

Biografia do Autor

Dênis Moura de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande

Atualmente é doutorando em Letras (FURG)- História da Literatura. É mestre em Letras (FURG, 2018), e Licenciado em Letras- Língua Portuguesa (UNIPAMPA-2015). Pesquisa sobre Literatura Brasileira, em especial, Literatura Afrofeminina e/ou Literatura Negrofeminina. Pesquisa a obra da pelotense Maria Helena Vargas da Silveira (1940-2009) também conhecida como Helena do Sul.

Referências

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Publicado
2021-01-21