CULTURA VÉDICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL

Palavras-chave: Educação Musical. Infância. Interculturalidade.

Resumo

O presente artigo apresenta o recorte da uma pesquisa de mestrado em Música em andamento intitulada “DAMODARA: a música védica como proposta de musicalização na Educação Infantil”, no qual o público alvo são crianças de quatro e cinco anos de idade. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma das turmas do Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação e o objetivo principal da pesquisa é refletir sobre os elementos culturais/filosóficos/musicais védicos como histórias, mantras e instrumentos característicos da Índia antiga e como podem se relacionar com a Educação Musical Infantil. A discussão se dá a partir de autores como Arroyo (2000); Green (2012); Souza (2004); Penna (2010); Queiroz (2004); assim como os livros védicos sagrados traduzidos e comentados por Prabhupada (1995; 1999; 2017). Neste artigo consideramos a interculturalidade um campo vasto para investigação em que pode-se relacionar questões como compaixão, controle da mente e da língua, bem estar pessoal e social desenvolvidos a partir de elementos filosóficos musicais relacionados às culturas em questão.

Biografia do Autor

Aja Devi Dasi Soares Abreu de Góes, UFRN

Possui Graduação em Licenciatura em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialização em Ensino de Música em Múltiplos Contextos, UFRN. Atualmente, é Mestranda em Música, UFRN. 

Valéria Lazaro de Carvalho, UFRN

Possui Graduação em Licenciatura em Música, UFRJ, Mestrado em Música, Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e Doutorado em Educação, UFRN. Atualmente, é professora Associada aposentada da UFRN. Integrante do Banco de Avaliadores da Educação Superior - BASIs/INEP. 

Referências

ARROYO, Margarete. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 05, p. 13-20, 2000.
BERENDT, Joachim-Ernst. Nada Brahma: a música e o universo da consciência. Edição 10. Editora CULTRIX LTDA. São Paulo, 1997.
BLACKING, J. “Música, cultura e experiência”. Cadernos de campo, São Paulo, n. 16, p. 1-304, 2007. Tradução: André-Kees de Moraes Schouten. p. 201-218. Disponível em: http://revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/50064/55695 Traduzido de BLACKING, J. Music, culture and experience. In: BLACKING, J. Music, culture and experience: selected papers of John Blacking. Chicago: University Of C hicago Press, 1995. p. 323-342.
GÓES, Aja D. D. S. Abreu de; FAGUNDES, Flávia Maiara Lima; GÓES, Valéria Maria S. Silva de. Música e Movimento na Educação Infantil na Perspectiva da Inclusão da Criança com Síndrome de Down. In: III CONEDU, 3, 2016, Natal. Anais eletrônicos... Natal: Centro de Convenções, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2019.
GREEN, Lucy. Ensino da música popular em si, para si e para outra música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, v. 20, n. 28, p. 61-80, 2012.
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O saber e o fazer musical do professor. In: Presença Pedagógica. v. 19, n. 114. nov/ dez, 2013.
MOSCA, Maristela de Oliveira. Currículo como Jazz: Perspectivas inclusivas e interdisciplinares na construção curricular do ensino de Música em uma escola de educação básica brasileira. 2018. 239 f. Tese (Doutorado em Educação – Especialidade em Desenvolvimento Curricular) – Universidade do Minho Instituto de Educação, Braga, Portugal, 2018.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 99-107, 2004.
PENNA, Maura. Dó, ré, mi, fá e muito mais: discutindo o que é música. In: Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2010. p. 19-28.
PRABHUPADA, Bhaktivedanta Swami, A. C. Sri Isopanisad. 8 ed. Editora: Bhaktivedanta. São Paulo, 1999.
______. Bhagavad-Gita: Como Ele é. Tradução de Antônio Irapuam Ribeiro Tupinambá, Robson Guia Chepkassof Chaves, Enéas Guerriero. 7 ed. Editora: The Bhaktivedanta Book Trust. Pindamonhangaba- SP, 2017.
______. Puranas. Bhagavatapurana. Srimad-Bhagavatam: Terceiro Canto Parte Dois. Editora: The Bhaktivedanta Book Trust. São Paulo, 1995.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 7-11, 2004.
Publicado
2021-04-14