A METODOLOGIA DE TRABALHO DE PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O trabalho de projeto, enquadrado nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem de base construtivista, permite a construção de competências transversais, atualmente potenciado pela utilização das tecnologias digitais. Esta metodologia assume na contemporaneidade uma renovada importância, designadamente devido: à complementaridade com o ensino online, onde os espaços e os tempos se diluem, e à ponte que permite estabelecer entre o ensino e a sociedade. O objetivo deste estudo é analisar de que forma a metodologia de trabalho de projeto contribuiu para a construção de competências pelos estudantes, particularmente de autonomia e de literacia digital. A abordagem será qualitativa com recurso a um estudo de caso, recorrendo a observação participante e análise de conteúdo de reflexões escritas. Como resultados espera-se contribuir para uma melhor compreensão do processo de implementação da metodologia de trabalho de projeto, com recurso intensivo à integração de tecnologias digitais na comunicação e no processo de ensino, avaliação e aprendizagem.
Referências
AGOSTINHO, C. S. G. O Trabalho-Projeto como estratégia pedagógica no ensino da História. 2017. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da História no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2017. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/32122. Acesso em: 19 jan. 2019.
AMADO, J.; FREIRE, I. Estudo de caso na Investigação em Educação. In: J. Amado (Org.). Manual de investigação qualitativa em educação (2ª Ed.) (pp.121-168). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. ISBN 978-989-26-0879-2. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2. Acesso em: 3 jan. 2019.
ARENDS, R. Aprender a ensinar (7.ª ed.). Madrid: Editora McGraw-Hill, 2008. 558 p. ISBN: 9788448160104.
AUSÍN, V.; ABELLA; V.; DELGADO, V.; HORTIGÜELA, D. Aprendizaje Basado en Proyectos a través de las TIC. Una Experiencia de Innovación Docente desde las Aulas Universitarias. Formación Universitaria, v. 9, n. 3, 31-38, 2016. Disponible em: https://scielo.conicyt.cl/pdf/formuniv/v9n3/art05.pdf. Acceso em: 3 Jan. 2019.
BARAK, M.; YUAN, S. A cultural perspective to project-based learning and the cultivation of innovative thinking. Thinking Skills and Creativity, v. 39, 100766, 2021. Retrieved from: https://doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100766. Accessed in sep 20, 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, Lda., 2011, 229 p., ISBN 978-85-62938-04-7.
BIKANGA ADA, M. Using design-based research to develop a Mobile Learning Framework for Assessment Feedback. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 13, n. 3, 2018. Retrieved from: https://telrp.springeropen.com/track/pdf/10.1186/s41039-018-0070-3. Accessed in feb 28, 2019.
FERNANDES, D. Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cad. Cedes, v. 36, n. 99, 223-238, 2016. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/27127. Acesso em: 14 mar. 2019.
FERREIRA, C. A. A avaliação na metodologia de trabalho de projecto: uma experiência na formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 43, n. 1, 143-158, 2009. Disponível em: http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1263/711. Acesso em: 2 jan. 2019.
JAISWAL, A.; KARABIYIK, T.; THOMAS, P.; MAGANA, A.J. Characterizing Team Orientations and Academic Performance in Cooperative Project-Based Learning Environments. Education Sciences, v. 11, 520, 2021. Retrieved from: https://doi.org/10.3390/educsci11090520. Accessed in sep 20, 2021.
JOAQUIM, A. F. Papel do trabalho de projeto no ensino profissional da disciplina de área de integração. 2018. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/34940. Acesso em: 2 jan. 2019.
KOKOTSAKI, D.; MENZIES, V.; WIGGINS, A. Project-based learning: A review of the literature. Improving Schools, v. 19, n. 3, 267–277, 2016. Retrieved from: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1365480216659733. Accessed in feb 28, 2019.
KILPATRICK, W. O método de projecto. Viseu: Edições Pedago, 2008, 32 p. ISBN: 9789728980086.
KOLB, A. Y.; KOLB, D. A.; PASSARELLI, A.; SHARMA, G. On becoming an experiential educator: The educator role profile. Simulation & Gaming, v. 45, n. 2, 204–234, 2014. Retrieved from: https://doi.org/10.1177/1046878114534383. Accessed in feb 26, 2019.
LEGGETT, G.; HARRINGTON, I. The impact of Project Based Learning (PBL) on students from low socio economic statuses: a review. International Journal of Inclusive Education, v. 25, n.11, 1270-1286, 2021. Retrieved from: https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1609101. Accessed in sep 20, 2021.
MOURA, A. Tecnologias Móveis na Aula: Aprendizagem baseada em Projetos. In: Aprendizagem, TIC e Redes Digitais (pp. 78-99). Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2017. ISBN: 978-989-8841-14-8. Disponível em: http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/LIVRO_TIC_RedesDigitais.pdf. Acesso em: 3 jan. 2019.
NIKOU, S. A.; ECONOMIDES, A. A. Mobile-based assessment: A literature review of publications in major referred journals from 2009 to 2018. Computers & Education, v. 125, 101-119, 2018. Retrieved from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131518301490?via%3Dihub. Accessed in feb 26, 2019.
NIZA, S. Escritos sobre educação. Sérgio Niza. (Coord.) Nóvoa, A., Marcelino F. e Ó, J.R. Lisboa: Movimento da Escola Moderna e Edições Tinta-da-china, Lda, 2012, 720 p. ISBN: 9789896711276.
PIAGET, J. Six psychological studies. New York: Vintage Books, 1968, 169 p. ISBN: 9780394704623.
RODRIGUES, A. L. A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. 2017. Tese de doutoramento. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/28329. Acesso em: 28 fev. 2019.
RODRIGUES, A. L.; PATROCÍNIO, T. Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa. In: B. Cabrito, J. M. Macedo; L. Cerdeira (Org.). Ensino Superior no Brasil e em Portugal: atualidades, questões e inquietações (pp.253-281), 2018. Lisboa: Educa.
STAKE, R. E. A arte da investigação com estudos de caso. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009, 187 p., ISBN: 9789723111873.
TOLEDO, P.; SÁNCHEZ, J. M. Aprendizaje basado en proyectos: una experiencia universitaria. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, v. 22, n. 2, 471-491, 2018. Disponível em: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=29&sid=a8128dda-fb7c-42ef-b607-05906ca96a64%40pdc-v-sessmgr02. Acesso em: 5 fev. 2019.
VANHALA, M. Implementation of inquiry and project-based learning in a high school chemistry classroom: an action research project. University of Michigan, Dearborn. Journal of Teacher Action Research, v. 4, n. 3, 2018. Retrieved from: http://eds.b.ebscohost.com/eds/pdfviewer/pdfviewer?vid=19&sid=f89d1043-63ec-4106-9fc6-59a9c37055b2%40pdc-v-sessmgr02. Accessed in feb 25, 2019.
VOOGT, J.; ROBLIN, N. P. A comparative analysis of international frameworks for 21st century competences: Implications for national curriculum policies. Journal of Curriculum Studies, v. 44, n. 3, 299-321, 2012. Retrieved from: https://doi.org/10.1080/00220272.2012.668938. Accessed in feb 26, 2019.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente (7.ª ed.). São Paulo: Martins Fontes, 2007, 182 p., ISBN: 9788533622647.
YIN, R K. Case Study Research: Design and Methods (2nd Ed). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994, 170 p., ISBN: 9780803956629.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).