PERCEPÇÃO DOS CLIENTES EXTERNOS QUANTO A QUALIDADE NOS SERVIÇOS DE UMA EMPRESA NO RAMO DE INFORMÁTICA, PALMAS-TO

  • Antonio Alves Mendes Faculdade ITOP
  • Weder Ferreira dos Santos FaculdadeITOP
  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade ITOP
  • Joel Carlos Zukowski Junior Mestrado de Agroenergia - Universidade Federal do Tocantins – UFT.
  • Layanni Ferreira Sodré UFT

Resumo

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente. O objetivo deste trabalho foi pesquisar se os clientes externos estão satisfeitos com a qualidade dos serviços prestados pela empresa Capital Cartuchos e Informática. A metodologia utilizada para realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se de instrumentos técnicos da pesquisa quantitativa. Foram pesquisados aleatoriamente 24 clientes, durante o mês de abril do ano de 2014. Para isso, foram aplicados aos clientes externos da empresa questionários com quatorze perguntas fechadas. Os resultados obtidos foram demonstrados através de figuras. Na visão dos clientes, a empresa está bem localizada. A empresa tem um grande potencial/demanda para área de copiadora.

Biografia do Autor

Antonio Alves Mendes, Faculdade ITOP
Acadêmico do Curso de Administração da Faculdade ITOP. Palmas-TO.
Weder Ferreira dos Santos, FaculdadeITOP

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2008), Graduação em Engenharia Agrícola pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2009), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2010) , Mestre em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012). Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede UFT/BIONORTE. Professor do ITOP (Curso de Administração), Professor Substituto do IFTO (Curso Superior Tecnológico em Agronegócio) e Professor da Faculdade Católica do Tocantins (Curso de Administração, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica).

Doriane Braga Nunes Bilac, Faculdade ITOP

Possui graduação em DIREITO pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (2002), graduação em TECNOLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985), graduação em CIENCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (1996), graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMATICA pela Universidade do Tocantins (2002), mestrado em CONTABILIDADE AVANÇADA pela Universidade de Marília (2001) e doutorado em SOCIOLOGIA pela Universidade de Brasília (2014). Atualmente é professora de ensino superior da Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS), da FACULDADE ITOP e da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, controle, planejamento, fluxo de caixa e auditoria.

Joel Carlos Zukowski Junior, Mestrado de Agroenergia - Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Foi professor das Faculdades Hoyler (1995-1999), atuando, principalmente em logística. Foi professor Doutor no Centro Universitário Luterano de Palmas mantido pela Universidade Luterana do Brasil de julho de 1999 a agosto de 2010. De maio de 2008 a junho de 2009 foi professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional, no curso de biologia. A partir de julho de 2009 passou a atuar como professor adjunto do curso de engenharia ambiental da UFT, campus de Palmas-TO. É professor efetivo dos programas de mestrado em agroenergia e programa de mestrado profissional em Engenharia Ambiental. Foi professor do ITPAC Porto Nacional. É coordenador do curso de engenharia de produção da FACTO. Suas principais áreas de pesquisa são: 1-Aproveitamento da Energia térmica e/ou elétrica, 2- exergia, 3-cogeração, 4-refrigeração comercial, residencial e industrial com as tecnologias por compressão (inclusive inverter) e absorção, fontes renováveis de energia (eólica, solar, biomassa), 5-logística da produção de energia. Atua, também, no mercado nas áreas de refrigeração industrial e comercial, principalmente em projeto, instalação e manutenção de ar condicionado. Tem desenvolvido projetos mecânicos em geral. Tem feito consultorias em engenharia de produção e atuado como perito judicial em várias áreas da engenharia mecânica.

Layanni Ferreira Sodré, UFT
4Mestranda em Agroenergia - Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Referências

CAMPOS, V. F. TQC: Controle da Qualidade Total. 6 ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

KUAZAQUI, E. Marketing turístico e de hospitalidade: fonte de empregabilidade e de desenvolvimento para o Brasil. São Paulo: Makron Book, 2000.

LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MACHADO, M. D.; QUEIROZ, T. R.; MARTINS, M. F. Mensuração da qualidade de serviço em empresas de fastfood. Gestão e Produção v. 13, n. 2, p. 261-270, 2006.

Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos