O LETRAMENTO DE BRIAN STREET E AS IDENTIDADES PÓS-MODERNAS DE BAUMAN E HALL
Resumo
A partir da análise dos resultados da pesquisa realizada por Kathleen Rockhill (1987) com um grupo de mulheres hispano-americanas em Los Angeles, este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão entre práticas de letramento nas perspectivas teóricas de Brian Street (1984, 1993, 2014), Ângela Kleiman (1991, 1995) e Magda Soares (1998) e as construções de identidade, segundo concepções teóricas contemporâneas sobre identidades sociais de Zygmunt Bauman (2005), Stuart Hall (2000, 2005), Kathleen Woodward (2000) e Tomaz Tadeu da Silva (2000), utilizando da metodologia de revisão bibliográfica. Nesse sentido serão evidenciadas as relações entre discurso e contexto social, a posição do letramento no contexto do poder e da ideologia, não como técnica ou habilidade neutra e a questão a identidade e do letramento como construções contínuas e não como algo dado pronto e completo em si mesmo. O artigo mostra a presença da ideologia e das relações de poder nas práticas de letramento, considerando que através de práticas sociais, o letramento permite o estudo das identidades porque possibilita compreender as respostas de uma pessoa ou grupo a uma determinada demanda da vida que de alguma forma envolve a linguagem.
Referências
BAUMAN, Z. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BUTLER, J. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do “pós-modernismo”. In: Cadernos Pagu, n. 11, p. 11-42, 1998. Disponível em http://marcoaureliosc.com.br/butler3.pdf . Acesso em 25 de agosto de 2017.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 2002.
GEE, J. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. Routledge, 2015.
GRAFF, H. J. The literacy myth: Literacy and social structure in the nineteenth-century city. New York: Academic Press, 1979.
GRANT, A. Defining literacy: Common myths and alternative readings. In: Australian Review of Applied Linguistics, v. 9, n. 2, 1986, p. 1-22.
HALL, S. Quem precisa de identidade? In: SILVA, T. T. D.; HALL, S. (Org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 12 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 103-133.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomáz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2005.
IVANIC, R. Writing and identity: The discoursal construction of identity in academic writing. Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins Publishing Co., 1998.
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo, SP: Ática, 1986, p. 07.
KLEIMAN, A. B. “O letramento na formação do professor”. Resumo publicado nos Anais do VII Encontro Nacional da Anpoll Porto Alegre. Goiânia, 1991.
KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.
LEFFA, V. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Org.). A formação de professores de línguas – Novos Olhares – Volume II. Campinas, SP: Pontes, 2013.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R.; NORTON, B. Pensando Identidades em contextos de ensino-aprendizagem de línguas: uma discussão retórica introdutória. In: Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Práticas de Construção de Identidades, v. 32, 2013, p. 17-60.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
NORTON, B. Identity and language learning: Gender, ethnicity and educational change. Editorial Dunken, 2000.
RAJAGOPALAN, K. ELT classroom as an arena for identity clashes. Inglês como língua estrangeira: identidade, práticas e textualidade. São Paulo, SP: Humanitas FFLCH/USP, 2001, p. 79-90.
REDER, S.; WIKELUND, K. R. Literacy development and ethnicity: An Alaskan example. In: STREET, B. V. (Org). Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge University Press, 1993, p. 176-197.
ROCKHILL, K. Gender, language and the politics of literacy. British Journal of Sociology of Education, v. 8, n. 2, 1987, p. 153-167.
SCRIBNER, S.; COLE, M.; COLE, M. The psychology of literacy. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1981.
SILVA, T. T. D. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. D.; HALL, S. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 73-102.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica Editora, 1998.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge University Press, 1993.
STREET, B. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno, São Paulo, SP: Parábola Editorial. 2014.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. D.; HALL, S. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 7-72.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).