COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO TOCANTINS: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA

Palavras-chave: Competências Socioemocionais. Educação do Tocantins. Mapeamento Sistemático de Literatura.

Resumo

O objetivo deste estudo foi efetuar uma análise da produção científica sobre competência socioemocional na Educação, em especial, no Estado do Tocantins. Para alcançar tais fins, realizou-se um levantamento de material bibliográfico, pautado na análise de artigos publicados em periódicos revisados por pares e disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, Scopus, Web of Science, em Revistas de Programas de Pós-Graduação, no DOAJ – Directory of open Acess  Journals, Lilacs e Scielo, utilizando a metodologia de Mapeamento Sistemático de Literatura, visando identificar quais temáticas têm sido pesquisadas acerca das pesquisas produzidas entre os anos de 2009 e 2019, sobre as competências socioemocionais na Região Tocantina. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, apenas 3 (três) artigos, pois os demais não foram realizados na região do Tocantins. Ficou evidente, a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas quanto à função, objetivos e prática das competências socioemocionais na Educação do Tocantins, pois são lamentavelmente poucas as pesquisas, tanto de natureza bibliográfica, mas sobretudo de campo. Diante do reconhecimento das competências socioemocionais enquanto elementos necessários ao sucesso acadêmico, profissional e pessoal, bem como de sua relevância nas mais diferentes áreas do conhecimento, são necessários mais esforços da comunidade acadêmica do Tocantins, para promover mais pesquisas e estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Miliana Augusta Sampaio, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Educação (UFT). Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins e Professora da Universidade Estadual do Tocantins - Câmpus Araguatins.

 

Rodrigo Vieira do Nascimento, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Suiane Francisca da Silva, Secretaria Municipal de Educação (Semed/Palmas - TO)

Mestrado Acadêmico em Letras (UFT/2020).  Especialização em Docência para a Educação Profissional (Centro Universitário SENAC/ 2017). Graduação em Letras - Habilitação em Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012), especialização em Ensino de Língua Inglesa (UFT/2014). 

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos