O CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA NO RAMO DE AUTOMÓVEIS EM PALMAS-TO

  • Weder Ferreira dos Santos FaculdadeITOP
  • Layse Danielle Silva Macena Carvalho Faculdade ITOP
  • Claudia Nolêto Maciel Luz Faculdade ITOP
  • Roberto Mauro Guarda Faculdade ITOP
  • Layanni Ferreira Sodré UFT
  • Deny Alves Macêdo UFT

Resumo

Este trabalho busca estudar um dos mais complexos elementos do comportamento organizacional. Por se tratar de pessoas que, na maioria das vezes, são extremamente diferentes, seja na cultura, crença, classe social entre outros, o clima organizacional analisa esses indivíduos dentro da organização. O trabalho tem como objetivo buscar quais os fatores que influenciam o clima organizacional de uma determinada empresa na área de comércio e serviços de automóveis em Palmas- TO. A pesquisa foi realizada em uma empresa do ramo automobilístico de Palmas-TO. Para obtenção dos dados foram aplicados 14 questionários, contendo 15 perguntas fechadas sobre o tema abordado, os questionários foram respondidos entre os dias 15/04/2014 e 15/05/2014. Após a análise dos questionários, é perceptível que a empresa é um ambiente tranquilo, agradável para se trabalhar, pois a maioria das respostas apresentadas são positivas para a organização, fazendo dela um ambiente estável e de clima favorável ao bom andamento das atividades.

Biografia do Autor

Weder Ferreira dos Santos, FaculdadeITOP

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2008), Graduação em Engenharia Agrícola pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2009), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2010) , Mestre em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012). Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede UFT/BIONORTE. Professor do ITOP (Curso de Administração), Professor Substituto do IFTO (Curso Superior Tecnológico em Agronegócio) e Professor da Faculdade Católica do Tocantins (Curso de Administração, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica).

Layse Danielle Silva Macena Carvalho, Faculdade ITOP
Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade ITOP.
Claudia Nolêto Maciel Luz, Faculdade ITOP
Especialização em Administração Rural Cadeias Produtivas e o Negócio pela Universidade do Tocantins, Brasil(1997)
Professora Titular da Faculdade ITOP , Brasil
Roberto Mauro Guarda, Faculdade ITOP

Graduação em Administração de Empresas - Faculdades Reunidas de Admin. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1993). Atualmente é Professor da Faculdade ITOP e Gestor Público efetivo da Secretaria de Defesa Social trabalhando na Assessoria Técnica de Planejamento - ASTEC.

Layanni Ferreira Sodré, UFT

Graduação em Farmácia Generalista pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2011). Mestranda em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2013 - 2015).

Deny Alves Macêdo, UFT

Mestranda em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pós-graduanda em Farmacologia e Interação Medicamentosa (em andamento). Farmacêutica pela Universidade Luterana de Palmas - Ceulp/ Ulbra (2011). Técnica em informática IET (2002)

Referências

BEZERRA, A.S. Clima organizacional: fatores que influenciam na empresa xyz. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Piauí, 2011.

BISPO, C.A.F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v16n2/06.pdf>. Acesso em: 30 jan. 2014.

CAMPELLO, M.L.C.; OLIVEIRA, J.S.G. Clima organizacional no desempenho das empresas, Bauru. 2008. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br>. Acesso em: 11 nov. 2014.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOONTZ, H; WEIHRICH, H.; CANNICE, M. Administração uma perspectiva global e empresarial. 13 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

LACOMBE, F.J.M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

MATIAS, A.B. Análise da influencia dos estilos de liderança no clima organizacional de uma empresa do ramo de defensivos agrícolas. Monografia (Bacharelado em Administração) - Faculdade Cearense, 2013.

VERGARA, S.C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007. WAGNER, J.A.; HOLLENBECK J.R. Comportamento Organizacional: Criando vantagem competitiva. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Publicado
2015-12-18
Seção
Artigos