“VER-O-FREGUÊS”: O PERFIL SOCIOECONÔMICO DO CONSUMIDOR DE PEIXE DO MERCADO DE FERRO, VER-O-PESO, BELÉM (PA)
Resumo
Este trabalho teve como objetivo “ver-o-freguês”, isto é, conhecer o perfil socioeconômico do consumidor de peixe no Mercado de Peixe do Complexo do Ver-o-Peso, em Belém (PA), bem como as possíveis diferenças e semelhanças de perfil de compra entre homens e mulheres. Para tanto, partindo de uma abordagem qualitativa e quantitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um formulário junto a cem (100) consumidores de pescados que frequentaram o Mercado no período da pesquisa. Os resultados obtidos revelaram que os aspectos do perfil socioeconômico podem ser fatores limitantes e/ou facilitadores do consumo de peixe, tendo em vista que: 1) as mulheres são quem comumente fazem a compra do pescado, 2) a idade pode influenciar, pois os mais velhos são normalmente quem conhecem as espécies de peixe, 3) o nível de instrução pode determinar em qual local comprar ao se levar em consideração conhecimentos técnicos da formação superior, por exemplo, 4) a renda média mensal e 5) a frequência de consumo são outros dois fatores que podem limitar ou incentivar a compra de pescados.
Referências
ALVES, E. M. P. et al. Aspectos higiênicos–sanitários das instalações do mercado ver-o-peso e avaliação da temperatura dos peixes comercializados. Revista Eletrônica da FAINOR, Vitória da Conquista, v. 10, n. 2, p. 25-43, 2017.
BRABO, M. C. et. al. Cenário atual da produção de pescado no mundo, no Brasil e no estado do Pará: ênfase na aquicultura. Acta of Fisheries and Aquatic Resources, Sergipe, v. 4, n. 2, p. 50-58, 2016.
COSTA, T. V. D. et al. Aspectos do consumo e comércio de pescado em Parintins. Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 63-75, 2013.
CRUZ, C. F.; MESQUITA, F. J. D.; SARQUIS, G. B. (org.). Mercado de Ferro: restauração e conservação 2010/2015. Belém: IPHAN, 2015.
FAOSTAT. Evolução do consumo de pescado per capita no Brasil. 2016. Disponível em
http://faostat.fao.org/beta/en/#data/CL/visualize. Acesso em: 30 set. 2019.
FIGUEIRO, R. C. M.; SOUSA, J. M.; CASTRO, E. M. Fatores que influenciam na decisão de compra de pescado mercado de peixe de Bragança, PA. Revista Brasileira Engenharia de Pesca, São Luís, v. 7, p. 60-72, 2014.
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. The state of world fisheries and aquaculture. Roma: FAO, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), 2008-2009. Brasília, DF: IBGE, 2013.
JESUS, D. V.; SOUZA, R. T. Y. B.; OLIVEIRA, S. R. Consumo de pescado pela população de São Gabriel da Cachoeira-AM. Revista de Educação Ciência e Tecnologia do IFAM, Manaus, v. 8, n. 1, p. 15-27, 2014.
LEANDRO, S. V. et al. Perfil de consumo e do consumidor de peixe do município de Sinop, Mato Grosso. Revista Agroecossistemas, Belém, v. 10, n. 1, p. 73-98, 2018.
LEITÃO, W. M.; NASCIMENTO, L. T. A. O Mercado e a Santa: o Mercado do Ver-o-Peso e as homenagens dos trabalhadores da pesca à Virgem de Nazaré. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. 26., 2008. Anais [...] Porto Seguro: ABA, 2008. p. 43-55.
LEITÃO, W. M. Ver-o-Peso: um mercado de coisas boas e belas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE O COMÉRCIO E CIDADE: UMA RELAÇÃO DE ORIGEM. 2013, 4. Anais [...] Uberlândia: CINCCI, 2013.
LEITÃO, W. M. (org.). Ver-o-Peso: estudos antropológicos no mercado de Belém. Volume 2. Belém: Pakatu Tatu, 2016.
LIMA, M. D. Ver-o-Peso, patrimônio e práticas sociais: uma abordagem etnográfica da feira mais famosa de Belém do Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, 2008.
LOPES, I. G.; OLIVEIRA, R. G. D.; RAMOS, F. M. Perfil do consumo de peixes pela população brasileira. Biota Amazônia, Macapá, v. 6, n. 2, p. 62-65, 2016.
MANGAS, F. P. et al. Caracterização do perfil dos consumidores de peixe no município de Belém, estado do Pará, Brasil. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 9, n. 4, p. 839-857, 2016.
OLIVEIRA, N. R. F.; VELA, H. A. G. Escolhas alimentares, decisões culturais: a mulher define o que vai pra mesa. In: FAZENDO GÊNERO - CORPO, VIOLÊNCIA E PODER. 2008, 8. Anais [...] Florianópolis: UFSC, 2008.
PIMENTA, L. G. R. Consumo da carne de peixe: a busca pela saúde versus a busca pelo prazer. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração), Fundação Pedro Leopoldo, 2018.
RIBEIRO, R. C. et al. Avaliação do consumo de peixes no município de Palmas-TO. Boletim de Indústria Animal, Nova Odessa, v. 75, p. 1-11, 2018.
ROSA, M. Y. O. et al. O risco sanitário na comercialização de alimentos em um mercado público da Amazônia: um estudo de caso em Belém (PA). Scientia Plena, Aracaju, v. 15, n. 10, p. 1-7, 2019.
SANTOS, E. L. et al. Perfil do consumo de pescados na cidade de Coruripe, Alagoas. Acta Veterinária Brasílica, Mossoró, v. 9, n. 2, p. 153-159, 2015.
SOUSA, E. et al. Prospecção socioeconômica em feiras livres: o caso do Complexo do Ver-o-Peso, Belém, Pará, Brasil. Revista Espacios, Caracas, v. 38, n. 36, p. 5, 2017.
SOUSA, E. R. O. et al. Resíduos de peixe do Mercado de Ferro, Complexo do Ver-o-Peso, Belém, Pará. Revista Verde, Pombal, v. 14, n. 4, p. 562-570, 2019.
VEIGA, D. F. L. Os Mercados de Belém: um estudo sobre a preservação da arquitetura do ferro. 2007. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e do Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).