JOÃO E MARIA, NA VERSÃO DE NEIL GAIMAN: TERROR É COISA DE CRIANÇA?

Palavras-chave: Literatura Infantil. Gênero Terror. Neil Gaiman.

Resumo

A literatura infantil tem sido tema de interesse cada vez maior do meio acadêmico, uma vez que na infância se formam os hábitos de leitura tão necessários ao indivíduos em qualquer fase. Entretanto, inúmeras discussões acerca dos gêneros literários ideais para as crianças incorreram no erro de censurar determinadas temáticas. Como consequência, alguns gêneros que são, na verdade, atrativos para essa faixa etária, foram questionados como enredo ideal para essa fase. O terror, por exemplo, de acordo com muitos, seria inconcebível para a faixa etária. O objetivo, deste texto, no entanto, é demonstrar que, em geral, esse público sente-se atraído por essa temática desde tempos muito antigos, e que muito ainda pode ser explorado nesse universo, principalmente, a partir de textos clássicos, como foi feito por Neil Gaiman na adaptação de João e Maria.

Biografia do Autor

Poliana Bernabe Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares - Faceli

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora adjunta de Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). 

Referências

ARIÈS, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. (Trad. de Yara Frateschi Vieira). 3. ed. São Paulo/Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999
BEGHNINI, M. (30 de Março de 2010). A Literatura de Terror e a Comunicação. Disponível em the boy with the blues: http://theboywiththeblues.blogspot.com/2010/03/literatura-de-terror-e-comunicacao.html. Acesso em 12 de Março de 2020
CESERANI, Remo. O Fantástico. (Trad.) Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006.
COSTA, Isabel Alves. BAGANHA, Filipa. Lutar Para Dar Um Sentido À Vida: Os contos de fadas na educação de infância. Portugal: Edições Asa, 1989.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2003.
GAIMAN, N. Entrevista concedida a Cental.42. 20 de Agosto de 2019. Entrevista concedida a Jerri Dias. Disponível em: https://central42.com.br/novo/neil-gaiman-entrevista/ Acessado em: 13/04/2020.
GAIMAN, N. Joao e Maria . São Paulo: Companhia das Letras, 2014
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1990.
KING, Stephen. Dança macabra: o terror no cinema e na literatura dissecado pelo mestre do gênero. (Trad.) IBAÑEZ, Louisa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012
LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida. São Paulo: Moderna, 2004.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.
LOVECRAFT, Howard Phillips. O horror sobrenatural na literatura. (Trad.) LINKE, João Guilherme. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1987. Disponível em: . Acesso em 11 fev. 2020.
TODOROV, T. Introdução a Literatura Fantástica. Perspectiva, 1981
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. (Trad.) CASTELLO, Maria Clara Correa. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010a.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a "literatura" medieval. Tradução de FERREIRA, Jerusa Pires; PINHEIRO, Amálio. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Publicado
2021-01-21