FORMAÇÃO DOCENTE NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-(PME-2015-2015) DO MUNICÍPIO DE PORTEL-PA NO ESTADO DO PARÁ

Palavras-chave: Formação Docente. Política Educacional. Plano Municipal de Educação (PME 201-5-2025). Marajó-PA.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão em torno das políticas educacionais sobre a ótica da formação de professores no município de Portel no Arquipélago do Marajó estado do Pará, no período entre 2015 e 2017, a partir do monitoramento do PME de Portel especificamente à análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Municipal de Educação (2015-2025). O artigo é de caráter qualitativo e com uso da metodologia de análise documental e bibliográfica. Para o diálogo teórico citamos Dourado (2016), Lima (2019), Silva (2019) Nóvoa (1992). de referência para análise. Teixeira (2015). A partir das análises das metas 15,16,17 e 18, observamos que não houve avanços de acordo com (PME) de Portel na política de formação de professores. Conclui-se que as turbulências políticas, econômicas e sanitárias, somado ao retrocesso em investimentos na educação brasileira por parte do governo federal,  possa ter travado, prejudicando a política de formação docente em todo pais, assim causando grandes prejuízos de transformação social, exclusão e distanciando de um projeto de educação com equidade e justiça social para crianças, adolescentes e jovens Marajoaras.

Biografia do Autor

Hermison Bruno Baia Palheta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ

Graduado em Biologia e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED-UEPA. 

Referências

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Publicado
2021-08-10