UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE LEITOR ATRAVÉS DO USO DE SERIADOS EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação de Leitor-seriados.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o papel da interdisciplinaridade na formação de leitor literário e apresentar como o uso de seriados em sala de aula pode ajudar nesse trabalho. A discussão tem início na dificuldade de se formar leitores literários na escola, já que, para eles, da forma como é ensinada a literatura, esse ensino não faz sentido. Logo, através de um trabalho interdisciplinar, no qual os professores trabalhariam juntos em um projeto para contextualizar uma série televisiva, o ensino literário poderia fazer mais sentido aos alunos, pois estaria inserido em um contexto significativo. Por outro lado, há que se considerar que um dos grandes entraves, nesse tipo de ação, é a resistência dos professores, que colocam empecilhos para pô-la em prática.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Dias Mendonça, SEDUC TO

Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT.  Pós-graduado em Leitura e Produção Escrita pela UFT. Graduado em Letras pela UNITINS. Professor da Educação Básica na Rede Oficial de Ensino no Estado do Tocantins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós – Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve- Portugal. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em História e Pedagogia. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura UFT.

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Publicado
2021-11-09
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos