GEODIVERSIDADE, GEOCONSERVAÇÃO E GEOTURISMO: POSSIBILIDADES DE AÇÕES GEOEDUCATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
As temáticas da geodiversidade, geoconservação e geoturismo são atuais e emergentes. Este artigo apresenta uma discussão acerca das definições que permeiam estes conceitos e propõe ações geoeducativas que podem ser desenvolvidas nas aulas de Geografia escolar. Para que seja possível conservar o patrimônio geológico de um local são necessárias estratégias de geoconservação. Assim, as ações geoeducativas devem seguir alguns princípios: considerar o ambiente em sua totalidade; ter um enfoque interdisciplinar que valorize as paisagens culturais; examinar as principais questões ambientais nas múltiplas escalas; concentrar-se nas situações ambientais atuais, sem deixar de considerar a perspectiva histórica; e destacar a complexidade dos problemas ambientais. Os professores podem inserir estas ações ao trabalhar com conteúdos relativos aos aspectos físicos do local. Espera-se que a difusão de conteúdos teóricos/técnicos da geodiversidade e da geoconservação, na educação básica, resulte na incorporação de práticas de identificação e valorização de sítios geológicos nas esferas municipais e estaduais.
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