A SERVIDÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA AOS INTERESSES MERCANTIS: ANÁLISE EM TRÊS MUNICÍPIOS DO PARÁ

AN ANALYSIS OF THREE CITIES IN PARÁ STATE

  • Cassio Vale Universidade Federal do Pará
  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Antonio Sousa Alves Universidade Estadual da Região Tocantina do Marnhão
Palavras-chave: Educação paraense; parceria público-privada;, Instituto Ayrton Senna

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar as estratégias que os empresários vêm utilizando, via parcerias público-privadas, para definir o padrão de excelência em educação no estado do Pará, em particular por meio do Instituto Ayrton Senna (IAS). A pesquisa bibliográfica e documental permitiu compreender como se firmou a parceria nos municípios de Altamira, Benevides e Santarém, em que o início da celebração do contrato é bastante similar, porque apenas o gestor municipal decide pela parceria e se submete a todas as imposições do setor privado, representado pelo Instituto. A partir do conjunto das análises realizadas, identificou-se que houve a introdução da lógica perversa mercantil nas escolas públicas dos municípios parceiros do IAS, com ideais falaciosos de meritocracia e de autorresponsabilização dos alunos e professores pelo sucesso do trabalho pedagógico e de competição por notas entre escolas, demonstrando que o setor público ficou subserviente às orientações do setor privado.

Biografia do Autor

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora Titular da UFPA. Líder do Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe).

Antonio Sousa Alves, Universidade Estadual da Região Tocantina do Marnhão

Doutor em Educação. Professor permanente do Mestrado em Educação com concentração em Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da Universidade Federal do Maranhão. É professor Adjunto II da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Líder do Núcleo de Estudos em Estado, Políticas Públicas Educacionais e Democracia (NEPED)

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Publicado
2021-08-13