CIDADANIA NO CONTEXTO DA POBREZA: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Neste texto vamos pensar algumas contribuições para o currículo escolar, a partir das reflexões sobre o conceito de Pobreza, Educação e Cidadania. Para tanto, vamos acolher as reflexões que as leituras nos proporcionou durante a realização do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Tocantis (2018-2019). Pensaremos como é consolidado o processo do exercício da cidadania e como a escola e o processo educacional pode contribuir para como afirma Paulo Freire (2011), em seu livro Pedagogia do Oprimido, o processo de humanização é (des)humanização dos sujeitos. Este texto é de cunho bibliográfico, e o objetivo é apresentar uma discussão sobre os caminhos que currículo escolar pode percorrer para entender os sujeitos, suas contribuições para o currículo e seu lugar de fala na sociedade e no exercício de sua cidadania. Metodologicamente nos ancoramos em Paulo Freire (2011), Miguel Arroyo (2014; 2014) dentre outros. Como resultado esperamos contribuir com professores e pesquisadores na área da educação a pensar sobre construção do currículo escolar, levando em consideração as observações locais para um currículo que contemple as demandas da escola pública.
Referências
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