PROFESSOR OUVINTE NO ENSINO DE CLASSIFICADORES DA LIBRAS EM ESCOLA BILÍNGUE

  • Darlene Seabra de Lira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Alex Inácio da Silva Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Jéssica Pereira Oliveira Faculdade ALPHA
  • Cristiano José Monteiro Universidade Federal de Campina Grande – UFCG https://orcid.org/0000-0001-8335-5752
  • Tiago Alcantara de Oliveira Faculdade ALPHA
Palavras-chave: Professor Ouvinte. Classificadores em Libras. Escolas Bilíngues.

Resumo

Em línguas de sinais, é comum o usuário modificar algum sinal para destacar ou adaptar alguma característica, essas modificações são chamadas de “Classificadores”, importantes para adequar o sinal ao referente, afinal, “andar” difere para pessoas, animais e veículos. O ensino desses Classificadores é importante por serem uma característica da Língua Brasileira de Sinais, corresponderem à gramática. Embora necessário, muitos professores ouvintes em escolas bilíngues têm dificuldade para praticar e ensinar essas marcas. O objetivo deste trabalho é analisar mostrar como esses docentes têm usado os Classificadores. Para isso, quatro professores ouvintes que ensinam Libras em escolas bilíngues da cidade de Campina Grande-PB foram observados em uma entrevista, coletada por meio de vídeo. O resultado foi que os docentes têm dificuldades no uso e no ensino desses Classificadores, pois a Língua Portuguesa – a língua materna deles – possui formas diferentes de Classificadores, já que a modalidade é oral-auditiva, diferente da Libras, que é gestual-visual. Assim, percebemos que os professores ouvintes atuantes no ensino de língua de sinais em escolas bilíngues devem ser capacitados nesse aspecto e participar ativamente de comunidades surdas para desenvolver uma fluência no uso dos Classificadores, pois tais profissionais são importantes em uma etapa necessária do desenvolvimento pedagógico.

Biografia do Autor

Darlene Seabra de Lira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestranda em Ciências da Sociedade, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. 

Alex Inácio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Graduação em Licenciatura em Letras Português e Inglês e suas Literaturas, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 

Jéssica Pereira Oliveira, Faculdade ALPHA

Especialização em LIBRAS e Educação Inclusiva da Pessoa Surda. Faculdade ALPHA. 

Cristiano José Monteiro, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG

Mestrado em andamento em Linguagem e Ensino. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. 

Tiago Alcantara de Oliveira, Faculdade ALPHA

Pós-graduação em Libras e Educação Inclusiva de Pessoa Surda. Faculdade ALPHA. 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado
2021-07-13