DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA INCLUSIVA

Palavras-chave: Inclusão. Formação. Ensino de Matemática.

Resumo

Para que a inclusão dos alunos surdos ocorra efetivamente no âmbito educacional, é necessário que os profissionais da educação e a escola estejam preparados para recebê-los. A partir dessa concepção, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais os principais desafios que os professores de matemática estão enfrentando no ensino dos alunos da educação básica de Araguaína/TO. Para isto, utilizou-se como metodologia a realização de pesquisas bibliográficas, embasadas em alguns estudos que abordam o ensino de surdos. Esses estudos permitiram a elaboração de um questionário aplicado a oito professores que ministram aulas de matemática em escolas estaduais na cidade de Araguaína/TO que tenham alunos surdos matriculados. Dentre os resultados, verificou-se que os desafios estão, principalmente, na falta de formação para regência de aulas com discentes surdos e na escassez, nas escolas, de materiais pedagógicos apropriados para alunos com surdez.

Biografia do Autor

Geysa Sousa dos Anjos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, Câmpus Araguaína.

Samara Leandro Matos da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. 

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. 

Referências

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Publicado
2021-07-13