FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DAS TICS: COMPETÊNCIAS E SABERES PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO

Palavras-chave: Formação continuada. Tecnologias da Informação e Comunicação. Profissionalização e Identidade docente.

Resumo

A formação docente para uso das TICs, direciona o professor às competências e saberes para a construção da profissão. O objetivo foi entender o processo de formação de professores para uso de TICs no desenvolvimento da profissão. O problema de pesquisa averígua quais as competências e saberes que corroboram para a construção da identidade e da profissionalização docente? Utilizou-se a metodologia da pesquisa descritiva, identificação, registro e análise dos fatores que se relacionam com a temática. As principais conclusões apontam que mesmo com pouco apoio das instituições mantenedoras da educação pública a qual atua, o professor tenta construir uma identidade docente coerente com a sociedade do conhecimento e da informação através de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação lato sensu, stricto sensu e mediante interações com seus pares em serviço. Durante a carreira, as competências adquiridas pelo docente, lhe potencializa ao enfrentamento dos desafios, reveses constantes e desdobramentos em busca de materiais e métodos favoráveis à sua atuação na escola.

Biografia do Autor

Raimundo Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (2020), graduado em Pedagogia (2005) e Comunicação Social: Jornalismo (2016) ambos pela UFT. Professor da Rede Pública do Município de Palmas - TO. 

Darlene Teixeira Castro, UNITINS

Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (2005), graduada em Letras (2001) e Jornalismo (2008) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. 

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Publicado
2021-07-22