LITERATURA E ARTES AFRO-BRASILEIRAS: REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL NEGRA NO BRASIL E SUA POSIÇÃO POLÍTICA

Palavras-chave: Literatura afro-brasileira. Cultura étnicorracial. Artes contemporâneas. Cultura e história africana e brasileira.

Resumo

O presente trabalho é um estudo analítico-bibliográfico e tem como objetivo refletir sobre a condição do negro nas produções das artes literárias, sonoras e visuais dos séculos XIX aos dias atuais com intenção de apresentar os deslizes históricos e socioculturais, mas também constatar que o cenário é transformado a cada nova geração em prol a dias melhores, ressignificação e visibilidade da  população afrodescente, com especial atenção a brasileira. Para tanto, buscou-se sustentação teórica em DUARTE (2017), OLIVEIRA FILHO (2013) OLIVEIRA & FORENTINA SOUZA (2006), PROENÇA FILHO (1997) entre outros. O método consistiu em uma revisão bibliográfica acerca dos afro-brasileiros e suas intervenções culturais nas mais diversas formas artísticas no cenário atual e acredita-se que, tal iniciativa reproduzirá novas atitudes e iniciativas positivas de valorização e reconhecimento da importância desse grupo étnicorracial em favor da cultura brasileira.

Biografia do Autor

José Flávio da Paz, Universidade Federal de Rondônia e Universidade do Estado de Mato Grosso

Habilitado para o Ensino de Língua Portuguesa-UNIFAP; Bacharel em Letras: Libras-UFSC; Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas-UnB; Especialista em Psicopedagogia Institucional-UNICID; Especialista em Educação Inclusiva-UNICID; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido-IFRN; Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira-Faculdade Futura; Especialista em Pedagogia Empresarial-Faculdade Futura; Especialista em Linguística e Formação de Leitores-Faculdade Futura; Especialista em Comunicação, Cultura Organizacional e Tecnologia-Faculdade Futura. Especialista em Metodologia do Ensino, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva-Faculdade Futura; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Artes-Faculdade Futura; Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico (Supervisão, Orientação, Inspeção e Administração)-Faculdade Futura; Mestre em Letras-UNIMAR; Mestre em Estudos Literários-UNIR. Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT. Formado em Atendimento Educacional Especializado-UFSM. Docente desde 1989, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, no Ensino Médio e Superior. Desde 2005 é membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Crítica Textual e Edição de Textos - UERJ/CNPq e em 2016 ingressou também como membro/Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Ética, Estética e Filosofia da Literatura - UNIR/CNPq. É Membro Efetivo da AINPGP - Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, desde 2012; desde agosto/2015 é Membro Associado da ANDEA - Associação Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem. Recebeu o Título de Membro Fundador Vitalício e Imortal, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN da Academia de Letras do Brasil; Título Honorífico de Cidadão Macapaense pela Câmara do Vereadores de Macapá e Menção Honrosa do Grupo FacedeébanoOficial em parceria com a ONG MovitAÇÃO. Atualmente é Professor do Magistério Superior das disciplinas de Língua Portuguesa e Linguística, lotado no Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Bolsista do Novo Programa de Formação Doutoral Docente ? Novo Prodoutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Universidade Federal de Rondônia - UNIR. 

Referências

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DUARTE, Eduardo de Assis. Úrsula e a desconstrução da razão negra ocidental (Posfácio). In: REIS, Maria Firmina dos. Úrsula: romance; “A escrava”: conto. 6 ed. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2017.

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Publicado
2020-08-18