CINQUENTA ANOS DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO BRASIL CONFLITOS E DESAFIOS

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Estatuto Pedagógico. Formação.

Resumo

O artigo analisa os conflitos e desafios da Pedagogia da Alternância no Brasil. Leva em consideração a prática desenvolvida ao longo de mais de cinquentas e anos e provoca reflexões sobre o caminho percorrido e os problemas atuais. Toma como metodologia a análise documental e a revisão de literatura. São apresentadas as origens da Pedagogia da Alternância, os princípios filosóficos inspiradores dos Centros de formação por Alternância e os instrumentos didáticos pedagógicos. As conclusões evidenciam que a alternância no Brasil vive um momento de crise, onde é questionada sobre o seu estatuto pedagógico. Mesmo assim, o momento é oportuno para compreender os limites e possibilidades da Pedagogia da Alternância, que se apresenta um caminho fecundo, desde que se resgatem suas origens e autenticidade didática.

Biografia do Autor

Paolo Nosella, UFSCar

Doutor em Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo. Professor Aposentado da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

FICHTNER, B. et al. (Org.). Cultura, dialética e hegemonia: pesquisa em educação. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.

GIMONET, J-C. Da experiência pedagógica à alternativa educativa. In: BAUER, C. et al. (Org.). Pedagogias alternativas. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

______. Praticar e Compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Bughrave. Petrópolis: Vozes, 2007.

GRANEREAU, A. Le Livre de Lauzun. 9. ed. Paris: Comité d’Action, 1968.

LUCIANO, D. M. de A Jornal Folha de S. Paulo, 11 de janeiro de 1992.

MANACORDA, M. A. Aos educadores brasileiros/ entrevista concedida a Paolo Nosella; Orgs: Paolo Nosella, José C. Lombardi e Dermeval Saviani. HISTEDBR, Campinas: 2007. ISBN: 85-7731-033-7 (DVD)

NOSELLA, P. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2. ed. Vitória: Edufes, 2013.

RACEFFAES. Boletim informativo, Vitória, s/autor, v.3, n.2, p.1, 2012. (Responsabilidade de RACEFFAES. E-mail: raceffaes@gmail.com).

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record: 2011.

TARIM, S. Etica e política nell’época dell’interculturalità. Critica marxista, Roma, n. 5, maio, 2010.

ZAMBERLAN, S. Viagem e Visita de Estudo. Piúma: Centro de Formação-MEPES. 1996.

Publicado
2020-08-03