A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores

Resumo

A obra, A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores de 2017, é escrita por três investigadores que pesquisam e escrevem, dentre outros temas, sobre a história da educação matemática. Eles são membros do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), situado na Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos. O livro é voltado para professores que ensinam matemática na educação básica, licenciandos em matemática e pedagogia, e seus respectivos formadores. Ele é composto por uma apresentação, quatro capítulos, as considerações finais e suas referências.

Biografia do Autor

Jónata Ferreira de Moura, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da
Universidade São Francisco (2015); Linha de Pesquisa: Matemática, Culturas e Práticas Pedagógicas. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009) e em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006). É docente da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGraph). É avaliador do SINAES e atua, principalmente, nos seguintes temas: infância, educação matemática, formação do professor que ensina matemática, relações de gênero e diversidade sexual.

Referências

BERTINI, Luciane de Fátima; MORAIS, Rosilda dos Santos; VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

Publicado
2021-10-18