VISIBILIZANDO PERCEPÇÕES DE ALUNOS SURDOS: APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Palavras-chave: Escola Bilíngue. Cultura Surda. Aquisição Linguística.

Resumo

O artigo reflete sobre aprendizagens de alunos surdos dos Anos Inicias do contexto educacional bilíngue, a partir de suas percepções. As balizas teóricas que sustentam as discussões são do campo da educação de surdos, como Fernandes (2012), Quadros (2008; 2017), entre outros. O material empírico da pesquisa foi constituído por entrevistas semiestruturadas com seis alunos surdos de uma escola municipal de educação bilíngue para surdos na cidade de Imperatriz/MA. A análise de conteúdo como proposta por Bardin (2011), indicou que: a) escola bilíngue emerge como um lócus frutífero para a aquisição linguística da criança surda e aprendizagens do português escrito; b) a valorização da cultura surda neste espaço oportuniza a constituição da identidade surda, diante do convívio com professores surdos. Logo, a educação bilíngue praticada em escolas destinadas para tal fim, vem se mostrando eficazes para aprendizagens efetivas e formação consistente em diferentes âmbitos.

 

Biografia do Autor

Hilsaneide Farias de Sousa, Universidade Federal do Maranhão-UFMA

Licenciada em Pedagogia (UFMA). 

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ensino (Univates). Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Práticas, Ensino e Currículos (PEC) e do Núcleo de Pesquisa em Ciências e Informática na Educação. 

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Publicado
2021-07-13