A EXPERIÊNCIA DE SER BEBÊ NA CRECHE: O ATOR SOCIAL E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

  • Ângela Maria Scalabrin Coutinho Coutinho UFPR

Resumo

Este artigo objetiva discutir a concepção de criança-ator e os seus desdobramentos para a constituição da docência na creche. Para tal toma como base dois estudos, um desenvolvido em uma creche pública em Florianópolis (BR) e outro em uma creche vinculada à solidariedade social da cidade de Braga (PT). Ambas as pesquisas foram etnográficas, com registros em diário escrito e vídeos e foram desenvolvidas com crianças entre cinco meses e três anos. Ao gerar dados com as crianças nos diferentes contextos observou-se que os bebês, enquanto atores sociais competentes, relacionam-se com seus pares criando cultura com repertórios provenientes das suas mais variadas experiências sociais. O corpo aparece como elemento de destaque nas relações sociais entre os bebês. Quanto à docência, foi possível identificar que, a depender da concepção de bebê e da relação estabelecida pelas professoras com os bebês, a sua capacidade de ação e relação social se altera profundamente, o que permite afirmar que se faz necessário problematizar a efetivação do discurso da criança enquanto sujeito de direitos e ator social, para que possamos avançar em uma relação que reconheça a cidadania ativa e a participação das crianças, desde bebês, nas diferentes esferas de socialização. 

Biografia do Autor

Ângela Maria Scalabrin Coutinho Coutinho, UFPR

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Mestre em Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010). Professora e coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná e Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora da linha Educação: diversidade, diferenças e desigualdade social do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil.

Endereço para CV: http://lattes.cnpq.br/3002391361746980

Referências

BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: fevereiro de 2017.

______. Presidência da República. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: fevereiro de 2017.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Nacional da Educação Infantil. Critérios para um atendimento em creche que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB/COEDI, 1995.

______. Presidência da República. Lei de diretrizes e bases da educação: Lei 9.394/96. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: fevereiro de 2017.

CORSARO, William. Le cultura dei bambini. Bologna, Itália: Il Mulino, 2003.

COUTINHO, Angela M. S. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

______. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. Tese (Doutorado em Estudos da Criança). Braga: Doutorado em Estudos da Criança, área de concentração Sociologia da Infância, Universidade do Minho, 2010.

GONÇALVES, Fernanda. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente. Dissertação (Mestrado em Educação). Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

HALLDÉN, Gunilla. The metaphors of childhood in a preschool context. Paper presented at AARE conference, Sydney, 27 Nov – 1 Dec 2005. Disponível em: http://www.aare.edu.au/05pap/hal05001.pdf Acesso em: 14/04/2008.

NEYRAND, Gérard. L'enfant la mère et la question du père. Un bilan critique de l'évolution des savoirs sur la petite enfance. 2ª ed. Paris, França: Presses Universitaires de France, 2000.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 13-33.

ONU. Convenção sobre os Direitos das Crianças. ONU, 1989.

PROUT, Alan. Reconsiderar a nova Sociologia da Infância: para um estudo multidisciplinar das crianças. Ciclo de conferências em sociologia da infância 2003/2004 – IEC. Tradução: Helena Antunes. Revisão científica: Manuel Jacinto Sarmento e Natália Fernandes Soares. Braga/Portugal (digitalizado), 2004.

SCHMITT, Rosinete V. O encontro com bebês e entre bebês: uma análise do entrelaçamento das relações. ROCHA, Eloísa A. C.; KRAMER, Sonia (orgs). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011, p. 17- 33.

SOARES, Natália. Direitos da criança: utopia ou realidade? In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel J. (coord.) As crianças - contextos e identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, p.75-112, 1997.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasilia: Editora da UNB,1921/ 1991.

Publicado
2017-05-16