PARA ALÉM DE UMA VISÃO DOMINANTE SOBRE AS CRIANÇAS PEQUENAS: GRAMÁTICAS CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Resumo

Procura-se, neste artigo, fazer um questionamento sociopolítico e educativo do trabalho que se faz em creche, a partir dos direitos da criança. De modo a balizar a análise, com base numa matriz interdisciplinar, procuro numa primeira parte refletir acerca das narrativas hegemónicas sobre a educação de infância com especial enfoque na creche; segue-se a identificação de três tensões na relação entre os direitos da criança e a educação de infância: (des)conhecimento ou os sentidos múltiplos atribuídos aos direitos da criança pelos/as profissionais de educação; a armadilha do discurso entre direitos e deveres; a identificação de práticas sociopedagógicas tendencialmente reprodutoras da forma escolar. Por último, procuro mapear os principais eixos de uma conceção crítica de educação de infância.

Biografia do Autor

Catarina Tomás, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

Sociológa. Doutorado em Estudos da Criança, Sociologia da Infancia.

Investigadora do CICS.NOCA.UMINHO e docente do Institutio Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

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Publicado
2017-05-16