EDUCAÇÃO INFANTIL E DESIGUALDADES RACIAIS: TESSITURAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DAS/NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DESDE A CRECHE

  • Ellen Gonzaga Lima Solza UFLA
  • Lucimar Rosa Dias UFPR
  • Flávio Santiago UNICAMP

Resumo

O artigo buscou dar visibilidade a um campo em educação em pleno crescimento, qual seja, a discussão sobre como as práticas na educação infantil têm abordado as desigualdades raciais. Para tanto realiza um diálogo com a produção acadêmica e interroga as pedagogias colonizadoras capturadas nas pesquisas e defende a descolonização das mesmas reivindicando o direito das crianças negras e brancas a uma educação antirracista que ocorra desde a primeira etapa da educação básica considerando as suas especificidades. Partimos do pressuposto que esta construção teórica e metodológica tem como base os princípios gerais de combate ao racismo constituídos pelo Movimento Negro Brasileiro, mas ancora-se nas singularidades do trabalho com crianças pequenas e pequeninhas e nesse sentido apresentamos as bases de concepções de infância africanas como possibilidades de constituir novas práticas que respeitem as crianças em sua integralidade.

 

Biografia do Autor

Ellen Gonzaga Lima Solza, UFLA
Professora da Universidade Federal de Lavras – MG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - SP (2016). Coordenadora do grupo de pesquisa Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras - Laroyê. Membra da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil.
Lucimar Rosa Dias, UFPR
Professora da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPR. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFPR
Flávio Santiago, UNICAMP
Pedagogo formado pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professor adjunto da Faculdade Zumbi dos Palmares no curso de Pedagogia e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP com bolsa FAPESP. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - linha Culturas Infantis , atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, relações raciais, relações de gênero. Membro da Gestão 2016- 2018 do Fórum Paulista de Educação Infantil

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Publicado
2017-05-16