QUILOMBO E UNIVERSIDADE: RESSONÂNCIAS EDUCACIONAIS, DIALOGIAS ENTRECRUZADAS E ECOLOGIA DE SABERES NO PRESENTE HISTÓRICO

Palavras-chave: Extensão universitária. Educação em comunidades. Educação quilombola. Ecologia de saberes.

Resumo

Objetivou-se dialogar sobre ressonâncias educacionais decorrentes de extensão universitária em comunidades quilombolas no tempo presente, no Paraná e na Bahia. Reflexões baseadas na perspectiva educacional do Projeto de Extensão “Pertencimento e criação de saberes” da UNIRB Alagoinhas/BA, Projeto de Extensão “Memórias na Escola, Memórias na Universidade” da UFPR – litoral e ACCS Artes do Corpo e educação: criar, resistir e transformar da FACED/UFBA. A partir do conceito ampliado de comunidade remanescente, perspectivou-se compreender possíveis reverberações educacionais de propostas interculturais presentes nestes projetos. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, baseada em documentos produzidos a partir dos respectivos projetos. Das conclusões possíveis, ressalta-se a promoção de uma convivência ativa de saberes que convergem na possibilidade de criar outra lógica epistêmica na universidade. Esta ecologia de saberes oportuniza diálogos entre os saberes humanísticos e científicos produzidos pelas universidades e os saberes tradicionais provindos da cultura quilombola, em uma perspectiva intercultural.

Biografia do Autor

Thais de Jesus Ferreira, UFBA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Centro Universitário UNIRB/Alagoinhas. 

Maria Cecília de Paula Silva, UFBA

Pós-doutora bolsista CAPES em Sociologia e Antropologia, Université de Strasbourg, França (2015-2016). Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação e docente da Graduação FACED/UFBA. 

Referências

ANDES-SN. Proposta do ANDES-SN para a Universidade Brasileira. Cadernos ANDES nº 2. 3. ed. atualizada e revisada. Brasília: ANDES-SN, 2003.

BRITTO, Fabiana Dultra. Cenografias e Corpografias urbanas: um diálogo entre corpo e cidade. Cadernos PPG/AU UFBA. Volume 7. UFBA, 2008.

DELGADO, Lucília de Almeida Neves; FERREIRA, Marieta de Moraes. História do tempo presente e ensino de história. In: Revista História Hoje, v. 2, n. 4, 2013. (p. 19-34). (https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/viewFile/90/70).

FERRARI, Ana Josefina. Batuva: seu arquivo e sua memória. In: O mar como fronteira, o mar como barreira. Tom UFPR, v.2, nº4. Curitiba, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GILROY, Paul. O atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Prefácio, 2001.

HOBSBAWM, Eric. O presente como história. In: Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.p. 243-255.

LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MARQUES, Sonia Maria dos Santos. Comunidades quilombolas e direitos sociais: modos de fazer, criar e viver. In: Memórias dos povos do campo no Paraná – centro sul. Curitiba: ITCG, 2013.

MUNANGA, Kabenguele. Negritude: usos e sentidos. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.

O’DWYER, Eliane Cantarino (Org). Terra de quilombos. ABA- Decânia CFCH/UFRJ, Rio de Janeiro: 1995.

O’DWYER, Eliane Cantarino. Os quilombos e as fronteiras da antropologia. Antropolítica (UFF), v. 19, p. 91-111, 2005.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. Educação em Revista, v.26, n.01, p.15-40. Belo Horizonte. Abr. 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Ilton Gonçalves da. Minha Triste Alegre História de Vida. Organização: Ana Josefina Ferrari. UFPR litoral, 2013.

SILVA, Maria Cecília de Paula. Projeto de Extensão UFBA. Salvador: UFBA. 2017.

SILVA, Maria Cecília de Paula; FERREIRA, Thais de Jesus. Corpografias quilombolas e educação para emancipação na extensão universitária e no FSM 2018. In: Experiências em ensino, pesquisa e extensão na universidade: caminhos e perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2019.

UNIRB. Pró-reitoria de extensão universitária. Relatório do Projeto de Extensão em Comunidades Quilombolas Pertencimento e Criação de Saberes. Alagoinhas, BA, 2019.

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. In Pedagogias Decoloniales: práticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Serie Pensamiento Decolonial. Editora Abya-Yala. Equador, 2017.

Publicado
2020-05-07