A TECNOLOGIA COMO EPISTEMOLOGIA DA TÉCNICA: UM ESTUDO A PARTIR DE ÁLVARO VIEIRA PINTO

  • Cristian Cipriani Mestrando do PPGE Unochapecó.
  • Edivaldo José Bortoleto Docente PPGE Unochapecó.

Resumo

Diante do largo emprego na atualidade, o termo tecnologia tem se tornado ao mesmo tempo uma noção essencial e confusa. Procurando corroborar para um melhor entendimento do conceito, a partir das reflexões de Álvaro Vieira Pinto, propomo-nos neste trabalho apresentar a tecnologia enquanto epistemologia da técnica. Assim, infere-se o conceito de técnica, sua conexão com as máquinas e destas com a tecnologia. Sem pretensão de esgotar o assunto, buscamos nas considerações finais refletir sobre a importância do conhecimento teórico do objeto.

Biografia do Autor

Cristian Cipriani, Mestrando do PPGE Unochapecó.
Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unochapecó. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Bolsista Fapesc/Capes/Unochapecó. Correio eletrônico: cristiancipriani87@gmail.com .
Edivaldo José Bortoleto, Docente PPGE Unochapecó.
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Docente do Programa de Pós-graduação da Unochapecó. Endereço: Avenida Senador Atílio Fontana, 591 E. Efapi – Chapecó/SC. CEP: 89.809-000. Brasil. Endereço eletrônico: ejbortol@unochapeco.edu.br ;
Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos