CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA, EXTENSÃO E CULTURA

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Cursos Superiores de Tecnologia. Extensão e Cultura.

Resumo

O presente estudo coloca em discussão as concepções e as práticas formativas relacionadas à formação tecnológica em cursos superiores no Brasil. Como formar tecnólogos autônomos, com capacidade de decisão, de crítica, de inovação, sem inserir nessa formação concepções e práticas que estimulem a criticidade, a reflexão, o questionamento sistemático e a intervenção em seu entorno? O trabalho que ora se apresenta foi construído a partir de revisão bibliográfica e documental sobre as relações entre educação e trabalho e o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica. Tendo como enfoque os Cursos Superiores de Tecnologia, são trazidos embasamentos sobre a sua origem, a abrangência da formação nesses cursos, o histórico e os desafios que a evolução da extensão universitária associada às práticas culturais coloca para esse tipo de formação.

Biografia do Autor

Priscila Santos Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Cotia - CEETEPS

Doutoranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo CEETEPS. 

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) - Unidade de Pós-Graduação

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e em Filosofia pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne – França. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza - SP. 

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza - SP. 

Referências

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Publicado
2020-04-24