DO MUNDO MITOLÓGICO ÀS RAÍZES DA TRADIÇÃO POPULAR ENTREVISTA COM MARCO HAURÉLIO FERNANDES FARIAS

Resumo

Marco Haurélio - poeta popular, editor e folclorista. Em cordel, tem vários títulos editados, dentre os quais: Presepadas de Chicó e Astúcias de João GriloHistória da Moura Torta e Os Três Conselhos Sagrados (Luzeiro). É autor dos livros infantis A Lenda do Saci-Pererê e Traquinagens de João Grilo (Paulus); O Príncipe que Via defeito em Tudo (Acatu), Lendas do Folclore Capixaba (Nova Alexandria), As Babuchas de Abu Kasem (Conhecimento), A Megera Domada (recriado em cordel a partir do original de William Shakespeare) e O Conde de Monte Cristo (versão poética do romance de Alexandre Dumas), os dois últimos para a coleção Clássicos em Cordel, da Nova Alexandria, onde atuou como editor. Recentemente lançou História de combates, amores e aventuras do cavaleiro Palmeirim de Inglaterra (com José santos e Jô Oliveira), pelo Editora FTD como também outras obras. Profere palestras e ministra oficinas sobre Cordel e Folclore em vários estados brasileiros. Atuou como consultor da telenovela Velho Chico (Rede Globo), de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa. Em setembro de 2018, esteve em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, a convite do Institute for Heritage, presidido pelo Dr. Abdulaziz Al-Mussalam, de quem recebeu uma medalha de honra ao mérito por seu trabalho de pesquisa e difusão no campo das tradições populares. 

Biografia do Autor

Kathianne Carneiro Borges Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - Araguaína

Mestranda em Ensino da Língua e Literatura (UFT/TO). Especialista em Avaliação Escolar Língua Portuguesa (CESGRANRIO/RJ- 2009) e Especialista em Gestão Escolar – Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (EadCom/TO). Professora de Educação Básica – Ensino Médio (SEDUC/TO).

Eliane Cristina Testa, Universidade Federal do Tocantins - Araguaína

Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP – 2015), Mestrado em Letras (UEL/PR – 2002). É professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Câmpus de Araguaína), do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL/UFT e do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras (UFT/TO). 

Referências

ENTREVISTA COM MARCO HAURÉLIO FERNANDES FARIAS
Publicado
2020-08-18