NOVOS ESPAÇOS HABITACIONAIS E TIPOLOGIAS DE TRANSPORTE: NOTAS RELACIONADAS A CASOS EM ANANINDEUA E MARITUBA, PARÁ

Palavras-chave: Metrópole. Conurbação. Transporte Coletivo. Transporte Formal e Informal.

Resumo

Os recentes processos de expansão urbana acabaram por influenciar diversos fatores, onde emplacam os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Nesse quadro socioeconômico, destacam os novos espaços de moradias, podendo ser ocupações irregulares, loteamentos e conjuntos habitacionais, dependendo do seu formato de organização e da necessidade de surgimento frente aos processos de expansão urbana. O caso de Belém é caracterizado principalmente pelos processos de conurbação e migrações pendulares dos municípios próximos para a capital paraense, em que o transporte coletivo é considerado como um vetor de desenvolvimento, em que podem ser caracterizados pelo formal e informal, influenciados diretamente pela ação do estado e a necessidade de seus moradores em se deslocar pela metrópole.

Biografia do Autor

Gabriel Augusto Nogueira dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Geografia e Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduando em Tecnologia em Logística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Ricardo José Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas.

Referências

ANANINDEUA. Decreto nº15.163 de 12 de dezembro de 2012. Homologa o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS para o biênio 2013/2015, e dá outras providências.

BRAGA, O.P.O. Intervenção urbana integrada: concepção, ações e contradições: o caso do Projeto de intervenção urbana do Residencial Carlos Marighela. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.

BRASIL. Censo 2010: Aglomerados Subnormais – Informações Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Diretoria de Pesquisas - Censo, 2010.

BRASIL. Aglomerados Subnormais. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/agsn/. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

CARMO, R.L.C; CARDOSO, A.C.D; DAGNINO, R.S; EL SAIFI, S.; BASTOS, A.P.V; CAPARROZ, M.B; SILVA, C.C. Mobilidade pendular na Região Metropolitana Ampliada de Belém. In: CARDOSO, A.C.D, LIMA, J.J.F. (Org.). Belém: transformações na ordem urbana. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2015. p.121-142.

CASTRO, C.J.N. Transporte Público de Passageiros: uma análise sobre as Territorialidades das empresas de ônibus urbano regulamentadas na Região Metropolitana de Belém (2000-2012). 2015, 159f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Belém.

CASTRO, M.O. Os programas habitacionais de interesse social e sua atuação na região metropolitana de Belém: a espacialização das ações na contramão do direito à cidade. 2013. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Geografia.

DIÁRIO ONLINE DO PARÁ. Sai Guevara, entra Almir. O que mudou? Disponível em: http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-236884-.html. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

FURTADO, A. Aurá. Disponível em: http://adrielsonfurtado.blogspot.com/2010/04/aura.html. Acesso em: 05 de novembro de 2018.

MARAL, M.D.B; RIBEIRO, W.O. Castanhal (PA): entre a dinâmica metropolitana e a centralidade sub-regional de uma cidade média. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 9, p. 77-105, 2016.

MERCÊS, S.S.S. Mudanças e Continuidades na Provisão do Transporte Coletivo em Belém. In: XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional: ANPUR, 2007, p.1-21.

MERCÊS, S.S.S. Transporte coletivo em Belém: mudança e

continuidade. 2005, 313f, Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo - Programa

de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.

MERCÊS, S.S.S. Transporte urbano por ônibus na Região

Metropolitana de Belém (1966-1983): a formação da questão. 1998, 262f Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.

NASCIMENTO, J.R.C. História e cidade: compondo lugar de moradias na ocupação “Che Guevara” percursos pela história, memória e antropologia. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.

RENDEIRO, C.B. Mobilidade Urbana e Federalismo: repartição de

competências e matéria de transporte público coletivo no Município de Belém.

, 191f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário do Pará (CESUPA) –

Programa de Pós-Graduação em Direito, Belém.

RODRIGUES, E.B. Território e soberania na globalização: Amazônia, jardim de águas sedento. 2010. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SANTO, H.C.A.E; OLVEIRA, J.M.G.C. Produção de Condomínios Fechados e novo conceito de moradia na Região Metropolitana de Belém: o caso dos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida na rodovia BR-316. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos (CBG). Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória/ES, 2014.

SILVA, M.L. Habitação produzindo espaço urbano na reprodução de conjuntos habitacionais: experiências e tendências na Região Metropolitana de Belém. 2014. 240 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Geografia.

SILVA, M.L; TOURINHO, H.L.Z. Território, territorialidade e fronteira: o problema dos limites municipais e seus desdobramentos em Belém/PA. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 9, p. 96/1-109, 2016.

TAVARES, M.G.C. A Amazônia brasileira: formação histórico-territorial e perspectivas para o século XXI. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (29), 107-121.

TRINDADE JR, S.C.C. Das ''cidades na floresta'' às ''cidades da floresta'': espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. Papers do NAEA (UFPA), v. 321, p. 1-22, 2013.

TRINDADE JR, S.C.C. Formação metropolitana de Belém (1960-1997). 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2016. v. 1. 392p.

TRINDADE JR, S.C.C. Produção do Espaço e Uso do Solo Urbano em Belém. 1. ed. Belém: Editora do NAEA/UFPA, 1997. v. 1. 198p.

TRINDADE JR, S.C.C; ROSÁRIO, B.A; COSTA, G.K.G; LIMA, M.M. Espacialidades e temporalidades urbanas na Amazônia ribeirinha: mudanças e permanências a jusante do rio Tocantins. Acta Geográfica (UFRR), v. 1, p. 117-133, 2011.

Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos