EMPREENDEDORISMO NO ENSINO PARA O CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

Palavras-chave: Empreendedorismo. Educação Empreendedora. Métodos de Ensino. Indústria 4.0. Perfis Discente e Docente.

Resumo

O objetivo deste estudo é verificar como o empreendedorismo tem sido implantado na universidade pelos docentes. As experiências pedagógicas desses docentes são apresentadas neste trabalho na forma de relatos docentes acerca da forma de abordagem e implantação do empreendedorismo no ensino de engenharia. Esses relatos docentes foram coletados por meio da técnica de entrevista de profundidade semiestruturada individual. Os resultados apontam que, na visão docente, a formação do empreendedor supera a base instrutiva do egresso para êxito na abertura de uma empresa e na continuidade de um negócio. Conclui-se que ser empreendedor consiste em formar um profissional em engenharia com uma postura proativa, inovadora e de visão em relação a riscos calculados e a oportunidades de empreendimentos e negócios.

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Perez Teixeira, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Pós-doutor em Engenharia de Materiais e Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Ciências, Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Professor adjunto na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Campus de Itabira. 

Priscilla Chantal Duarte Silva, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Pós-doutora em Comunicação e Discursos pela Universidade de Libsoa (UL), Portugal. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).   

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor Associado na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Líder do Grupo Pesquisas MEAC e ex-editor do periódico Research Society and Development. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UNIFEI. 

Cynthia Helena Soares Bouças Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como colaboradora voluntária no Grupo de Pesquisa em Sistemas de Exaustão (GPESE) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Campus Itabira/MG.  Atualmente é aluna de Especialização em Gestão Estratégica pelo Curso de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da FACE/UFMG.

 

Possui experiência profissional nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento, Gestão do Conhecimento, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual em empresa do ramo siderúrgico

Max Leandro de Araújo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Pós-doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Doutor em Educação  pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado
2022-04-08