A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB

Palavras-chave: Educação a distância. Docência a Distância. UFT.

Resumo

Este estudo trata da docência a distância e as tecnologias, faz parte do resultado do trabalho de Doutorado intitulado: Desafios e possibilidades da docência na EaD em Arraias e Gurupi da UFT/UAB, 2006-2016. Procurou-se nesse estudo, fazer um recorte teórico, sobre a docência EaD estabelecendo uma discussão entre educação e tecnologia. Adotou-se uma abordagem qualitativa que recorre a fontes bibliográficas, documentais e a entrevistas realizadas com docentes que atuam nos cursos de licenciaturas a distância. Os resultados evidenciam que a atividade do professor da EaD tem como característica ser um trabalho coletivo, havendo a necessidade de domínio das TICs, de planejamento e gestão do tempo, de capacidade de trabalhar em equipe e em interação com os alunos, configurando troca de saberes na docência. Isso revela que a prática educacional é capaz de mobilizar conhecimentos no desempenho do papel da docência.

Biografia do Autor

Denilda Caetano de Faria, UFT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO, Administradora da Universidade Federal do Tocantins-UFT.

Suzana Gilioli da Costa Nunes, UFT

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. A tecnologias na formação de professores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 271-286, jul./dez. 2003.

BELLONI, Maria Luíza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

______. Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamente o Art. 80 da

LDB (Lei 9.493/96).

______. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 1996. Regulamenta o art. 80 da

Lei no 9.394, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_______. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior. Resolução nº 1 de 14 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância.

KENSKI, Vani Moreira.. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. 1998. Disponível em: <http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_07_VANI_MOREIRA_KENSKI.pdf>. Acesso em: jul./2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de C. I. Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MILL, Daniel Ribeiro Silva. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MILL, Daniel. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

____, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfekd Gomes de (Orgs.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Paulo: EdUFSCar, 2010.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, Frederic Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Person, 2009.

PRETTO, Nelson de Luca; JÚNIOR, Arnaud Soares de Lima. Desafios para o

currículo a partir das tecnologias contemporâneas. In: PRETTO, Nelson De Luca.

Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2008.

_____, Nelson de Luca; RICCIO, Nicia C. Rocha. A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais. Educar em Revista, v. 37, p. 153-169, maio/ago. 2010.

PERRENOUD, P. et al. (Orgs.). Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

RIBEIRO, Luís Roberto de Camargo, Daniel; OLIVEIRA, Marcia Rozenfekd, MILL, Daniel. Tecnologia e educação: aportes para a discussão sobre a docência na era digital. In: Mill, Daniel. Escritos sobre educação: desafios e possibilidades para ensinar e aprender com as tecnologias emergentes. São Paulo: Paulus, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2013.

TOSCHI, Mirza Seabra. Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: UEG, 2013.

Publicado
2020-05-22