O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE EAD: MARCOS, CONCEITOS E CONCEPÇÕES

  • Elizabeth Maria Lopes Toledo Unitins

Resumo

Este artigo apresenta uma parte do referencial teórico de uma pesquisa de mestrado sobre o curso de Pedagogia na modalidade Ead da Unitins. Aborda-se nesse trabalho um fragmento teórico consistente que fundamentou a referida pesquisa como: conceitos e concepções da Ead e os marcos da educação a distância. O referencial teórico aqui abordado vem ilustrado com situações práticas vivenciadas pelos atores que agiram na educação a distância nesse período da pesquisa como depoimentos, experiências, opiniões, entre outros. Com esse estudo foi possível inferir que a educação a distância veio quebrar muitos paradigmas e barreiras com relação ao ensino presencial, mas ainda é necessário aprofundar e atualizar os estudos nessa área uma vez que ainda existe um descrédito por parte de alguns a respeito dessa modalidade. A reflexão e os estudos proporcionados por essa pesquisa poderão corroborar com a mudança de postura por parte dos professores, tutores e acadêmicos que atuam ou desejam atuar nessa modalidade.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria Lopes Toledo, Unitins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV . Mestre em Educação pela UnB (2009). Especialista em Educação a distância; Especialista em Administração Educacional e didática do ensino Superior. Possui experiência na área de Educação, exercendo vários cargos e funções desde a década de 80, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professora titular da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e da Fundação Educacional de Paraíso do Tocantins - FECIPAR. Têm experiência na modalidade EaD (Educação a Distância), com ênfase em TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente na área de Formação de Professores com ênfase nas disciplinas de Práticas Pedagógicas, Docência Reflexiva, Estágio Superivisionados, Gestão Participativa e Formação Pedagógica Inicial e Continuada. Área de concentração de estudos: Estágio.

Mestre em Educação. Pedagoga. Professora da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins. Coordenadora de Projetos e Programas da Escola Pública de Educação Básica. Palmas – TO.


Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos