Reprovação não é a solução!

  • Nerci Maria Rezende Carvalho Faculdade ITOP

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o processo de avaliação escolar e em especial sobre o alto índice de reprovação dos alunos. Verificamos que as políticas públicas, implementadas pelo governo no sentido de melhorar estes índices, ainda não estão sendo satisfatórias. Há necessidade de repensar a avaliação, de oferecer uma outra perspectiva aos professores a respeito do olhar sobre a aprendizagem e consequentemente sobre a reprovação. Além de um estranhamento dos profissionais da educação a respeito de um possível fim da reprovação.

Biografia do Autor

Nerci Maria Rezende Carvalho, Faculdade ITOP
Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade ITOP

Referências

ESTEBAN, Maria Tereza. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

__________. O que sabe quem erra? Reflexão sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1985.

GRACINDO. et al. Conselho Escolar e a aprendizagem na escola. MEC/SAEB, 2004.

SOARES, Sergei Suarez Dillon. In: Revista Desafios. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea: 26/10/2007

VASCONCELLLOS, Celso dos S. Avaliação da Aprendizagem: Práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 2000.

__________. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação. São Paulo: Libertad, 1998.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos