A FORMAÇÃO INICIAL NO CONTEXTO DO PIBID-UERN: UMA ANÁLISE SOB O VIÉS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Palavras-chave: Psicologia Sócio-Histórica. Formação Inicial. Significações. PIBID-UERN.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, e objetiva discutir as significações produzidas por bolsistas de iniciação á docência acerca do processo formativo no contexto do PIBID-UERN. Para a aproximação das significações, seguiu-se o viés da pesquisa qualitativa, alicerçada nos estudos teórico-metodológico da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e colaboradores amparada no Materialismo Histórico-Dialético. Metodologicamente, utilizaram-se entrevistas reflexivas Szymanski (2011) para produção das informações e a proposta de núcleos de significação de Aguiar, Ozella (2013); Aguiar, Soares, Machado (2015) para análise das significações. A investigação nos permitiu aproximarmos das significações das bolsistas, como também, evidenciou o caráter de relevância que o programa tem constituído para a formação inicial nos cursos de licenciaturas no contexto da UERN.

Biografia do Autor

Francisca Verônica Pereira Moreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Licenciada em Pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Educação pela UERN.

Silvia Maria Costa Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP. Professora do Curso de Mestrado em Educação – PósEduc - UERN.

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Publicado
2020-04-24