ECOFORMAÇÃO: ENTRE DILEMAS E DESAFIOS UM OLHAR TRANSFORMADOR PARA O SÉCULO XXI
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a dimensão socioambiental a partir da perspectiva ecoformadora. Diante do desafiador contexto sociopolítico presente, a existência no planeta tem exigido diferentes visões de mundo, dentre elas a de reconhecimento da interligação entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente numa dimensão planetária para além da visão egoísta e devastadora que fragmenta o meio ambiente e as vidas, ao priorizar a eficácia pela eficácia enquanto não reconhece o ser, o outro. Para discutir essa problemática, optou-se, metodologicamente, por revisão bibliográfica e abordagem qualitativa. Assim, possibilitou-se compreender a necessidade de se repensar de modo mais humano e solidário, não só pelo bem do meio ambiente, mas também por todos os seres, pela sociedade e seu entorno, objetivando partir da vida e fazer isso pela vida.
Referências
DITTRICH, M. G.; ESPINDOLA, S. da S.; KOEFENDER, M. Um olhar transdisciplinar e ecoformativo para a educação à saúde integral. In: SUANNO, M. V. R.; DITTRICH, M. G.; MAURA, M. A. P. (Org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG; América, 2013. p. 163-173.
GADOTTI, M. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. In: TORRES, C. A. Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 81-132.
GADOTTI, M. A carta da Terra na educação. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2010.
GALVANI, P.; PINEAU, G. Experiências de vida e formação docente: religando saberes – um método reflexivo e dialógico. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. da C. de. (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 205-225.
MALLART, J. I. N. Ecoformação para a escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 29-41.
MORAES, M. C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, M. C.; SUANNO, J. H. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014. p. 21-42.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
MORIN, E. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, J. L. N.; MOROSINI, M. C. (Org.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 22-28.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 1-104.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
PINEAU, G.; GALVANI, P. Experiências de vida e formação docente: religando os saberes – um problema paradigmático mais do que programático. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. da C. de. (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012. p. 185-204.
SILVA, A. T. R. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental. In: Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 18, p. 95-104, jan./jul. Curitiba: Editora UFPR, 2008.
TORRE, S. de la. Um olhar ecossistêmico e transdisciplinar sobre a educação: olhar o futuro com outra consciência. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 17-28.
TORRE, S. de la et al. Decálogo sobre transdisciplinaridade e ecoformação. In: TORRE, S. de la; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução de Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008. p. 21-59.
ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).